saiba-como-a-contabilidade-pode-ajudar-sua-empresa-na-reducao-de-custos.jpeg

Saiba como a contabilidade pode ajudar sua empresa na redução de custos

Em momentos de crise econômica e de instabilidade no meio empresarial, é comum que as empresas prestem mais atenção aos gastos. Por isso, é comum que elas busquem maneiras de realizar a redução de custos de sua operação, visando melhorar sua situação financeira.

No entanto, muitas vezes as empresas realizar cortes de custos sem o devido planejamento, o que acaba acarretando problemas na execução das atividades da empresa. Porém, é possível realizar a adequação dos custos com o auxílio de uma consultoria contábil realizada de forma eficiente e inteligente.

Explicamos agora os motivos pelos quais a redução de custos é necessária para a empresa e como a contabilidade pode contribuir para que os custos sejam reduzidos de forma inteligente. Confira em nosso artigo!

Necessidade da redução de custos para sua empresa

Toda empresa que visa aumentar seus rendimentos e que deseja crescer seu negócio sabe da importância de operar no azul. Apesar disso, muitas vezes fatores externos, como a crise financeira, impacto em fornecedores ou multas podem dificultar a operação e fazer com que a gestão dos custos seja abalada.

Em situações assim, é necessário adotar estratégias de redução de custos, o que muitas vezes significa cortar gastos com pessoal, equipamentos, serviços ou mesmo cancelando benefícios oferecidos aos colaboradores da empresa.

No entanto, o que muitas empresas não sabem é que existe a possibilidade de reduzir os custos da empresa de outras maneiras, sendo a consultoria contábil uma das mais eficientes e seguras, já que ela permite reduzir custos sem impactar nos processos, benefícios ou serviços da empresa.

Impactos da redução dos custos no lucro e nos rendimentos

Reduzir os custos da empresa tem impacto direto no lucro obtido e nos rendimentos, sendo, por isso, uma opção importante não apenas em momentos de crise, mas também como uma maneira de aumentar a margem de lucro de produtos e serviços oferecidos.

Para conciliar a redução de custos com a manutenção do negócio, dos colaboradores e do funcionamento da empresa, é interessante buscar estratégias mais inteligentes, como é o caso da consultoria contábil que, se realizada de forma correta, permite reduzir gastos, evitar problemas futuros com o fisco e tornar a empresa mais lucrativa.

Importância da contabilidade na redução de custos

Explicamos agora como a contabilidade permite realizar a redução de custos do negócio, impactando diretamente nos resultados da empresa, aumentando a lucratividade e a eficiência dos negócios. Confira!

Adequação às normas

Um dos maiores impactos na receita das empresas está nas multas que a empresa recebe por operar fora das normas tributárias, fiscais e contábeis, já que a inadequação desses elementos acarreta problemas com o fisco e pode ser um grande custo na operação das empresas.

Por isso, ao buscar uma consultoria contábil eficiente para a sua empresa, é possível identificar previamente situações que podem acarretar penalizações futuras, o que elimina esse tipo de custo e garante que a organização esteja operando de forma adequada e dentro das normas legais estabelecidas para seu ramo de atividade.

Vale destacar que, muitas vezes, as empresas operam fora das normas por falta de conhecimento sobre o assunto. Mesmo nessa situação, as penalidades legais são cabíveis e podem, até mesmo, inviabilizar a continuidade do negócio.

Menor índice de erros

Outro ponto importante que a contabilidade auxilia diretamente é na redução de erros tributários, fiscais e contábeis, já que esses processos passam a ser realizados por profissionais especializados e que contam com conhecimento técnico e prático para sua realização.

As relações das empresas com o governo são regidas por modelos, prazos e documentações específicos, exigindo que os profissionais tenham conhecimento de normas, leis e regimentos. No entanto, na prática, muitas vezes o empresário ou a área administrativa da organização não possuem conhecimento tão aprofundado nesses assuntos.

Menos gastos desnecessários

Como destacamos anteriormente, existem situações onde o empresário, por não possuir conhecimento contábil aprofundado, acaba tendo gastos que poderiam ser reduzidos ou mesmo evitados, como nos casos de multas por inadequação às normas governamentais, pagamento incorreto ou em atraso de tributos e até na escolha de um regime tributário inadequado.

Como a realidade contábil está em constante atualização e mudança, o empresário muitas vezes não possui tempo para se atualizar ou para se adequar, sendo interessante contar com profissionais especializados para auxiliar nesse tipo de situação.

Adoção do regime tributário mais adequado

No Brasil, existem diversos regimes tributários e cada um deles possui suas exigências, particularidades e alíquotas de tributação. A escolha errada do modelo acarreta no pagamento de mais impostos do que o necessário, impactando diretamente na lucratividade da empresa.

Ao contar com uma consultoria contábil especializada, é possível buscar a adoção do regime tributário mais adequado e vantajoso para a empresa, levando em consideração o tipo de atividade do negócio, seu faturamento, sua localização, entre outros fatores. Lembrando que fazer as escolhas certas sobre esse assunto implica na redução de custos para a empresa.

Planejamento tributário

Outra contribuição importante da contabilidade para a redução de custos está na realização do planejamento tributário da empresa, que permite definir estratégias para o pagamento dos tributos devidos, utilizando as oportunidades estipuladas em lei para reduzir o peso dos tributos pagos no faturamento da empresa.

Redução dos impostos devidos

Muitas empresas buscam estratégias para reduzir os impostos devidos, adotando até mesmo práticas ilícitas para essa finalidade. No entanto, é possível reduzir os impostos devidos através de boas práticas, como a adequação do regime tributário, a adoção de modelos e ações de abatimento de impostos, entre outras possibilidades que podem ser exploradas com o auxílio da contabilidade.

Como é possível perceber, realizar a redução de custos da empresa é uma necessidade comum a todos os negócios. No entanto, com o auxílio contábil adequado, é possível adequar a empresa às normas fiscais e tributárias, reduzindo o impacto financeiro, além de evitar multas e outras complicações legais com o fisco.

O que você achou de entender melhor como a contabilidade contribui para a redução de custos da empresa? Caso tenha alguma dúvida sobre o papel contábil para seu negócio, entre em contato conosco!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *