Saiba como a contabilidade pode ajudar sua empresa na redução de custos · Blog Progresso Contabilidade

Saiba como a contabilidade pode ajudar sua empresa na redução de custos

Como a contabilidade pode contribuir para que os custos sejam reduzidos de forma inteligente? Confira em nosso artigo e saiba tudo!

Saiba como a contabilidade pode ajudar sua empresa na redução de custos

Em momentos de crise econômica e de instabilidade, é normal que as empresas prestem mais atenção aos gastos. Por isso, é comum que elas busquem maneiras de realizar a redução de custos de sua operação, visando melhorar sua situação financeira.

No entanto, muitas vezes as empresas realizam cortes de custos sem o devido planejamento, o que acarreta problemas na execução das atividades. Porém, é possível realizar a adequação dos custos com o auxílio de uma consultoria contábil realizada de forma eficiente e inteligente.

Explicaremos agora os motivos pelos quais a redução de custos é necessária para o seu negócio e como a contabilidade pode contribuir para que os gastos sejam reduzidos de forma inteligente. Confira em nosso artigo!

Necessidade da redução de custos para sua empresa

Toda empresa, que visa aumentar seus rendimentos e que deseja crescer seu negócio, sabe da importância de operar no azul. Apesar disso, fatores externos (como a crise financeira, impacto dos fornecedores ou multas) podem dificultar a operação e fazer com que a gestão dos custos seja abalada.

Nessas situações, torna-se necessário adotar estratégias de redução de custos, o que significa cortar gastos pessoais, de equipamentos, serviços ou até mesmo cancelar alguns dos benefícios oferecidos aos colaboradores da empresa.

No entanto, o que muitas empresas não sabem é que existem outras maneiras que levam a essa redução, sendo a consultoria contábil uma das mais eficientes e seguras, já que ela permite reduzir custos sem impactar nos processos, benefícios ou serviços da empresa.

Impactos da redução dos custos no lucro e nos rendimentos

Reduzir os custos da empresa tem impacto direto no lucro obtido e nos rendimentos, sendo, por isso, uma opção importante em momentos de crise e principalmente uma maneira de aumentar a margem de lucro dos produtos e serviços oferecidos.

Para conciliar a redução de custos com a manutenção do negócio, dos colaboradores e do funcionamento da empresa, é interessante buscar estratégias inteligentes, como é o caso da consultoria contábil que, se realizada de forma correta, diminui gastos, evita problemas futuros com o fisco e aumenta os lucros da empresa.

Importância da boa contabilidade na redução de custos

A boa contabilidade permite realizar a redução de custos de maneira direta e indireta.

A maneira direta é associada à própria contabilidade. Já a indireta, com informações fornecidas pelo trabalho contábil, em outras atividades e áreas da empresa.

Vamos abordar os principais exemplos das duas formas. Confira!

1. Adequação às normas

Um dos maiores impactos na receita das empresas está nas multas recebidas por operar fora das normas tributárias, fiscais e contábeis, já que a inadequação desses elementos acarreta problemas com o fisco e pode ser um grande custo na operação dos negócios.

Por isso, ao buscar uma consultoria contábil eficiente para a sua empresa, é possível identificar previamente situações que podem acarretar penalizações futuras, o que elimina esse tipo de custo e garante que a organização opere de forma adequada e dentro das normas legais estabelecidas para o seu ramo de atividade.

Vale destacar que, na maior parte do tempo, as organizações operam fora das normas por falta de conhecimento sobre o assunto. Mesmo nessa situação, as penalidades legais são cabíveis e podem, até mesmo, inviabilizar a continuidade do negócio.

2. Menor índice de erros

Outro ponto importante que a contabilidade auxilia diretamente é na redução de erros tributários, fiscais e contábeis, já que esses processos passam a ser realizados por profissionais especializados e que contam com conhecimento técnico e prático para sua realização.

As relações das empresas com o governo são regidas por modelos, prazos e documentações específicas, exigindo que os empresários ou a área administrativa tenham conhecimento de normas, leis e regimentos. 

No entanto, na prática, muitas vezes, a área administrativa da organização não possui conhecimento aprofundado nesses assuntos.

3. Menos gastos desnecessários

Como destacamos, existem situações onde o empresário, por não ter conhecimento contábil aprofundado, acaba tendo gastos que poderiam ser reduzidos, como nos casos de multas por inadequação às normas governamentais, pagamento incorreto ou em atraso de tributos.

Como a realidade contábil está em constante atualização e mudança, às vezes, o empresário não tem tempo suficiente para se adequar a esses conhecimentos, sendo interessante contar com profissionais especializados para auxiliar nesse tipo de situação.

4. Adoção do regime tributário mais adequado

No Brasil, existem diversos regimes tributários e cada um deles possui exigências próprias e alíquotas de tributação. A escolha errada do modelo acarreta no pagamento de impostos desnecessários, impactando diretamente na lucratividade da empresa.

Ao contar com uma consultoria contábil especializada, é possível buscar a adoção do regime tributário mais adequado e vantajoso para o negócio, levando em consideração o tipo de atividade, faturamento, localização e entre outros fatores.

5. Planejamento tributário

Outra contribuição importante da contabilidade para a redução de custos está na realização do planejamento tributário da empresa. Por meio dele, é possível definir estratégias para o pagamento dos tributos devidos, utilizando as oportunidades estipuladas em lei para reduzir os gastos no faturamento da empresa.

6. Redução dos impostos devidos

A maioria das empresas buscam estratégias para reduzir os impostos devidos, até mesmo adotando práticas ilícitas para essa finalidade. Esse é um caminho perigoso, em que “o barato sai caro”, já que essas práticas acarretam em graves sanções para a organização. 

No entanto, é possível reduzir os impostos devidos por meio de boas práticas, como a adequação do regime tributário, a adoção de modelos e ações de abatimento de impostos, entre outras possibilidades que podem ser exploradas com o auxílio da contabilidade.

7. Seleção inteligente de fornecedores

Um dos principais custos de qualquer empresa é com as compras. Você já viu como a contabilidade ajuda na redução de custos eliminando gastos desnecessários. Porém, ela também colabora para essa redução quando se trata de custos obrigatórios.

Ao longo do tempo, uma empresa pode trabalhar com vários fornecedores. Relatórios de contabilidade completos e com informações corretas permitem olhar para as compras passadas e identificar quais tiveram o custo mais atrativo.

Dessa forma, ao realizar novas compras, o gestor pode fazer uma seleção cada vez mais inteligente de fornecedores.

8. Controle da taxa de inadimplência dos clientes

Inadimplência dos clientes e custos altos não são a mesma coisa, mas provocam o mesmo resultado: prejuízo financeiro para a empresa.

Manter a taxa de inadimplência em 0 pode ser difícil e até impossível, mas é preciso ter um bom controle dessa taxa. Quando ela começa a subir acima do patamar “normal”, é hora de endurecer os critérios para vendas parceladas e a prazo.

A contabilidade colabora com informações para o controle dessa taxa. Ou seja, ela atua como um alerta para quando endurecer ou flexibilizar os critérios de crédito aos clientes. 

9. Investimentos com melhor retorno

Falar em redução de custos é importante, mas não podemos esquecer da oportunidade de aumentar ganhos. Um dos caminhos é investindo os recursos disponíveis da empresa.

Todo dinheiro que é aplicado com a intenção de gerar um retorno financeiro futuro pode ser considerado um investimento.

As informações fornecidas pela contabilidade ajudam a identificar o retorno obtido com cada aprimoramento. Assim, é possível descartar aqueles que não estão sendo satisfatórios e concentrar as aplicações naqueles que realmente geram um retorno significativo.

Motivos para contratar um escritório de contabilidade

Agora, você já sabe como a contabilidade, enquanto atividade, pode ajudar sua empresa na redução de custos. A próxima questão é: você deve cuidar da contabilidade internamente ou contratar um escritório especializado para desenvolver essa atividade?

Essa é uma questão importante, principalmente, para as pequenas e médias empresas. Então, veja os principais motivos pelos quais a contratação de um escritório é a melhor alternativa.

Conseguir informações no tempo certo

A gestão de um negócio consiste, basicamente, na tomada de decisões. Essas decisões não precisam apenas ser certas, mas como também ágeis.

Para isso, o gestor deve conseguir informações no tempo certo. Se os relatórios chegam com semanas, ou até meses, de atraso, elas estarão desatualizadas e provavelmente serão inúteis.

Quando a contabilidade é realizada internamente, vários fatores podem fazer com que as informações demorem para chegar ao gestor: equipe sobrecarregada, profissionais que não são experientes e até a falta dos recursos adequados para produzir os relatórios.

Enquanto isso, contratando um escritório especializado, você contará com informações corretas, completas e no tempo certo.

Aumentar a produtividade da equipe

Quando você terceiriza a contabilidade para um escritório especializado, sua equipe financeira pode se concentrar em outras atividades. Aumentando a produtividade estratégica do time e beneficiando o negócio como um todo.

Esse é um fato importante: contratar um escritório de contabilidade não significa dispensar bons colaboradores. Na verdade, é uma oportunidade de aproveitar melhor esses profissionais e seu potencial.

Dessa maneira, é possível perceber que realizar a redução de custos da empresa é uma necessidade comum a todos os negócios. No entanto, com o auxílio contábil adequado, é possível adequar o negócio às normas fiscais e tributárias, reduzindo o impacto financeiro, além de evitar multas e outras complicações legais com o fisco.

A Progresso Contabilidade é o escritório ideal para prestar esse auxílio à sua empresa. Nosso objetivo é trabalhar para facilitar a vida do empreendedor, cuidando da contabilidade, para que você possa manter o foco no crescimento do seu negócio.

Oferecemos serviços contábeis, executando toda a rotina desse departamento, sempre de acordo com os princípios éticos, normas contábeis e legislação em vigor. Além disso, também prestamos assessoria e consultoria, oferecendo suporte técnico à sua equipe interna.

Contamos com um time de profissionais que são referência na área contábil e sistemas integrados e inteligentes, garantindo a qualidade e eficiência na parceria com nossos clientes.

Saiba mais sobre os nossos serviços no site da Progresso Contabilidade!