Como tirar a sua empresa do vermelho? 5 dicas que vão te ajudar · Blog Progresso Contabilidade

Como tirar a sua empresa do vermelho? 5 dicas que vão te ajudar

Saiba como como tirar a sua empresa do vermelho

Como tirar a sua empresa do vermelho? 5 dicas que vão te ajudar

Algo que todo empreendedor entende é que criar uma empresa no Brasil não é tarefa fácil. Nesse cenário, se criar já não é tão simples, imagine melhorar um empreendimento que está dando despesas! Sendo assim, saber como tirar uma empresa do vermelho é, sem sombras de dúvidas, um dos principais desafios dos empresários.

No entanto, ser complicado não significa ser impossível. Seguindo algumas preciosas dicas, as chances de reversão passam a ser altas. Para ajudar nessa missão, fizemos este post com 5 dicas que mostrarão como tirar a empresa do vermelho. Confira!

1. Identifique as causas da dívida

Para reverter a situação negativa da empresa, o primeiro passo a ser tomado é uma análise fria de todas as suas receitas e despesas. Mapeie todos os dados possíveis. Nesse caso, a matemática será fundamental, pois você analisará, em números, o que muitas vezes não consegue identificar de maneira subjetiva.

Vale destacar que, caso preciso, considere os serviços de um consultor. Esse profissional pode lhe auxiliar a determinar melhor as causas dos seus problemas.

2. Organize as dívidas e defina as prioridades

Algo que você deve fazer quando for identificar as suas dívidas é organizá-las por ordem de prioridade. Não se deve tratar todas as dívidas da mesma maneira. Fatores como os seus valores e juros devem ser levados em consideração na hora do ranking.

Na hora de pagar, você pode seguir a Lei de Pareto: a famosa teoria 80/20. Essa teoria, elaborada pelo italiano Vilfredo Pareto, diz que 80% das consequências de tudo em nossa vida advêm de 20% das causas. Assim, ao quitar primeiro as principais dívidas, você já alivia muito mais o caos financeiro da sua empresa.

3. Separe as contas pessoais das empresariais

Essa é uma dica simples, mas que muitas pessoas não seguem. Caso você deixe essas contas juntas, você não vai conseguir dimensionar as retiradas mensais. É bastante comum que a dívida da sua empresa tenha como causa um excesso de consumo na família.

Assim, segregar as contas pessoais e empresariais é um passo imprescindível para controlar melhor as receitas e despesas do seu negócio.

4. Integre os setores da empresa

Isso é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Todos os setores precisam, necessariamente, falar a mesma língua. Os setores de marketing e vendas, por exemplo, costumam acusar um ao outro para justificar o mau desempenho da empresa. Para solucionar esse problema, é preciso que haja a junção deles. Nesse caso, ocorre o ”vendarketing”.

Tal prática é importante para que as alas da sua empresa falem a mesma língua e entendam, cada uma, as metas da outra. Assim, em momentos de crise, fica mais fácil identificar a origem dos problemas e agir de maneira mais precisa e eficiente.

5. Renegocie as dívidas para tirar sua empresa do vermelho

No caso das dívidas mais difíceis de serem abatidas no momento, o ideal é renegociá-las. Fale com os credores e busque estender os prazos de uma forma que você consiga pagá-las.

Entretanto, algumas renegociações tendem a ser negativas. O cheque especial, por exemplo, costuma ter juros muito altos. Assim, o ideal é você analisar todas as situações possíveis com calma, antes de tomar alguma decisão.

Como você pôde ver, tendo calma, paciência e o auxílio correto, é possível descobrir como tirar a empresa do vermelho. Seguindo essas dicas com sabedoria e disciplina, você poderá mudar a situação do seu negócio.

E então, gostou do post? Conhece alguma outra estratégia para resolver questões financeiras empresariais? Deixe um comentário no post com a sua experiência! A sua opinião sobre ele é de fundamental importância para nós!