Confira os benefícios e a implementação da integração contábil · Blog Progresso Contabilidade

Confira os benefícios e a implementação da integração contábil

Quer informações sobre como funciona a implementação da integração contábil? Leia esse artigo e saiba o que é, os benefícios e como implementar!

Confira os benefícios e a implementação da integração contábil

As inovações tecnológicas impactaram negócios no mundo inteiro, e um dos produtos dessa inovação foi a integração contábil. Os recursos proporcionados por ela permitem, entre outras coisas, a análise de dados em tempo real, o que contribui para a segurança dos processos e a produtividade dos colaboradores.

Neste post, falamos sobre como a integração contábil funciona, bem como as vantagens que ela oferece aos empreendimentos. Também mostramos como é a implementação da integração contábil, detalhes sobre o planejamento e quais são as ferramentas necessárias e os treinamentos que devem ser realizados pelas equipes de trabalho. Boa leitura!

O que é a contabilidade integrada?

A contabilidade integrada é uma solução que integra as informações do setor contábil empresarial aos departamentos relacionados, principalmente o financeiro, o administrativo e o de recursos humanos. O sistema vincula itens como os custos e os tributos envolvidos, facilitando o alinhamento das estratégias e a gestão do negócio.

Por estarem de acordo com as atualizações e investirem no desenvolvimento do seu negócio, as empresas que fazem uso da contabilidade integrada são recompensadas com a atração constante de novos clientes.

Como funciona a contabilidade integrada?

Na prática, a contabilidade integrada promove a interação entre as informações oriundas de diversos setores que são fundamentais para o crescimento do negócio. Desse modo, os empresários e os gestores conseguem realizar um gerenciamento eficiente, acessando com facilidade documentos como:

  • escrita fiscal;
  • folhas de pagamento;
  • finanças.

Por esses e outros motivos, aderir à integração contábil traz diversas vantagens aos empreendedores. Vamos a elas na sequência.

Quais são os benefícios da integração contábil?

A conexão entre os setores da instituição é o ponto forte da contabilidade integrada. Contudo, existem outros, por exemplo, a otimização da comunicação interna e o aumento da eficiência na prestação de serviços contábeis. Veja mais alguns benefícios da integração contábil!

Praticidade e agilidade

Em algumas situações, os colaboradores precisam visualizar dados que, muitas vezes, não estão acessíveis a eles. Com isso, perdem tempo aguardando que o profissional responsável repasse as informações. Por estarem concentrados nas mãos de apenas um colaborador, os dados podem demorar muito a chegar às outras pessoas de interesse e, com isso, atrapalhar as rotinas.

Análise em tempo real

A integração contábil permite o acesso aos dados em tempo real, o que ajuda a desenvolver estratégias para o crescimento da empresa. Como os dados são automaticamente integrados, isso organiza a contabilidade e leva os colaboradores do setor contábil a gerar relatórios e a fazer avaliações importantes que otimizam as tarefas e auxiliam os colegas de trabalho.

Mais segurança

A solução integrada promove segurança aos empresários e gestores, pois oferece a possibilidade de restrição de acesso aos dados sigilosos para as pessoas escolhidas. Os líderes têm garantia de que não há chances de vazamentos e de que a operação é segura, inclusive no que tange à comunicação com os contadores e à publicação de informações dos clientes.

Aumento da produtividade

O setor contábil precisa acessar um número extenso de informações financeiras, tributárias e trabalhistas para realizar as suas atividades de modo satisfatório. Se esses dados estiverem em uma base confiável e com acesso facilitado, a produtividade desses profissionais vai aumentar. As informações são exportadas por meio da integração do módulo contábil. Dessa forma, o retrabalho dos colaboradores pode ser evitado.

Redução de falhas

O volume e a complexidade dos dados possibilitam a ocorrência de falhas quando a inclusão é feita de forma manual pelos colaboradores. Isso causa problemas como atraso na entrega de pedidos, elevação dos custos operacionais e aplicação de penalidades pela fiscalização.

Entretanto, essas falhas são reduzidas por meio da integração contábil, uma vez que os dados referentes às finanças, aos contratos de trabalho, às contribuições previdenciárias e ao cumprimento das obrigações tributárias são retirados diretamente do sistema de gestão da empresa.

Organização das informações

Os procedimentos contábeis englobam informações econômicas complexas que são manipuladas em rotinas diárias. Elas precisam estar devidamente organizadas para que os gestores consigam criar planejamentos estratégicos com base em dados exatos. A integração contábil ajuda a organizar essas informações e permite que esses profissionais realizem o seu trabalho com assertividade.

Como ocorre a implementação da integração contábil?

A implementação da integração contábil exige o uso de tecnologias atuais para a organização do sistema. Caso você tenha interesse em aproveitar os benefícios das ferramentas tecnológicas, saiba que a implantação da contabilidade integrada é simples. Confira abaixo alguns aspectos relevantes.

Planejamento da implementação

Antes de implementar a integração contábil, faça uma análise das ferramentas já usadas na empresa e confirme se há possibilidade da utilizá-las com as novas. Verifique também quais são as possibilidades financeiras e se os seus colaboradores podem ser preparados para o uso das inovações tecnológicas. Por fim, faça uma pesquisa de mercado para conhecer os fornecedores que podem se tornar parceiros.

Fazer uso da contabilidade integrada vai colocá-lo à frente da concorrência, pois ela eleva a competitividade e a lucratividade das empresas, eliminando as tarefas repetitivas e diminuindo a burocracia.

Investimento nas ferramentas necessárias

Investir nas ferramentas indispensáveis é a primeira atitude para oportunizar a implementação da solução. Existem softwares de gestão e plataformas essenciais ao sucesso da implantação de um novo sistema. Mas tenha cuidado para encontrar a opção certa, que venha a suprir as demandas da empresa. Se tiver dúvidas, converse com uma assessoria especializada antes de tomar sua decisão.

Treinamento da equipe

Depois de implantar a contabilidade integrada na empresa, promova o treinamento das equipes de trabalho. Você precisará contar com colaboradores capacitados para usar as ferramentas. Portanto, antes de fazer a aquisição da solução, verifique se o fornecedor oferece treinamentos para que os profissionais envolvidos usem todos os recursos disponíveis.

Agora você já sabe quais são as principais vantagens da integração contábil! Comece a analisar as finanças e faça planos para a implementação da contabilidade integrada. Afinal, é nos momentos de crise, como o que o mundo inteiro enfrenta atualmente, que a criatividade e a inovação se tornam diferenciais para as empresas que pretendem permanecer ativas no mercado.

Deseja se informar mais? Não deixe de ler o nosso artigo sobre diferença entre contabilidade e gestão financeira empresarial!