Controle financeiro: entenda por que terceirizar sua contabilidade · Blog Progresso Contabilidade

Controle financeiro: entenda por que terceirizar sua contabilidade

Conheça quatro benefícios de terceirizar a contabilidade e o controle financeiro da sua empresa no nosso artigo. Confira!

Controle financeiro: entenda por que terceirizar sua contabilidade

Gerenciar os aspectos contábeis e financeiros da empresa demanda muito tempo, conhecimentos mais e menos avançados e uma série de tarefas diárias. Por isso, ao terceirizar a contabilidade, o negócio pode também terceirizar o controle das finanças.

Se você quer saber mais sobre os benefícios que terceirizar sua contabilidade pode trazer para o controle financeiro de sua empresa, além de descobrir como adotar essa mudança, não deixe de acompanhar o post que preparamos para você. Boa leitura!

O que significa fazer a terceirização da contabilidade

Na prática, como ocorre com a contabilidade, com a terceirização do controle financeiro a empresa conta com os especialistas e ferramentas da terceirizada, que ajudam a empresa a ter a melhor gestão financeira possível.

Além do outsourcing das tarefas, como realização de cobranças e fluxo de caixa, o negócio conta com o processo de preparação para a terceirização — alinhamento de procedimentos e análises —, relatórios periódicos de acompanhamento, auxílio na tomada de decisão e ainda assessoria para resolução de dúvidas e orientações diversas.

Agora que você sabe o que é a terceirização do setor, entenda quais são seus benefícios e o que é preciso para implementá-la.

4 benefícios de terceirizar a contabilidade e o controle das finanças

1. Mais tempo para o empresário e sua equipe focarem no negócio

Não precisando se preocupar com lançamentos, conciliação, elaboração de relatórios, atualização de controles e outras tarefas, o empresário pode colocar a maior parte de seu foco em outros objetivos da empresa.

Logo, sobra mais tempo para se preocupar com vendas, melhorias em produtos ou serviços, gestão de pessoas e outros aspectos que influenciam nos resultados e no crescimento do negócio.

2. Mais qualidade nas informações financeiras obtidas

O principal objetivo de qualquer negócio é vender suas soluções e crescer progressivamente. Por isso, quando os profissionais e gestores envolvidos nele se veem com excesso de trabalho, dão prioridade a alguns deveres em detrimento de outros.

Dentro desse cenário, como a gestão financeira não faz parte do operacional, suas tarefas e seu acompanhamento podem acabar ficando em segundo plano. Consequentemente, no momento das análises se tem pouca qualidade de informação para fazer diversas constatações, além de não se ter à disposição importantes relatórios para basear tomadas de decisões.

3. Menos despesas

Ao terceirizar o controle financeiro, a empresa se vê livre de arcar com despesas adicionais para contratação de profissionais específicos, custos de ferramentas de gestão e outros gastos indiretos.

4. Mais competitividade

A soma dos benefícios citados acima resulta neste: aumento de competitividade. Veja as vantagens obtidas:

  • mais foco no negócio: possibilita, no mínimo, que a empresa melhore suas soluções, construa estratégias de marketing mais eficazes e tenha um plano de vendas mais assertivo;
  • mais qualidade nas informações financeiras: ajuda o empresário e demais gestores a encontrarem oportunidades de redução de gastos, de investimentos e de aumento de lucro;
  • menos despesas com a gestão financeira: quer dizer diretamente mais lucro para a empresa e mais saldo em fluxo de caixa para operações, pagamento de obrigações e investimentos.

Todas essas melhorias e mudanças criam um cenário favorável ao desenvolvimento interno e ao crescimento no mercado.

O que é necessário para terceirizar o controle financeiro

Primeiramente, a empresa e a terceirizada precisam encontrar o momento certo para iniciar a terceirização. Portanto, um estudo de caso precisa ser feito para que ambas se alinhem operacionalmente em relação às finanças e ao desenvolvimento de um plano de ação.

Com tudo alinhado e estabelecidos os processos de controle e realização das mais diversas tarefas, o outsourcing começa a ser feito em sentido operacional. Após isso, e continuamente, vem a etapa de entrega de relatórios, análise de resultados em conjunto e orientação para o negócio qualificar-se constantemente.

Sua empresa enfrenta problemas com o controle financeiro? Após ler nosso artigo, o que acha de terceirizar a contabilidade em sua empresa? Deixe a sua opinião ou sua dúvida nos comentários!