Saiba o que é gestão financeira e como ela ajuda sua empresa

5 minutos para ler

Todo empreendedor tem por objetivo o sucesso da sua empresa. Existem diversos fatores que se interligam para que esse objetivo seja alcançado. No entanto, para dar início a uma boa organização empresarial é fundamental saber o que é gestão financeira.

É essencial saber provisionar, controlar e mensurar as possibilidades frente ao mercado externo. Contudo, muitos empresários negligenciam a importância da contabilidade para a tomada de decisão.

Para lhe auxiliar no processo gerencial do seu negócio, trouxemos este post com informações essenciais sobre o que é gestão financeira. Confira!

O que é gestão financeira?

Para entender a importância dos processos financeiros dentro dos empreendimentos é só ficar atento às consequências da má gestão ou de uma gestão ineficiente.

Enquanto os frutos de uma boa condução podem alavancar os resultados e proporcionar um rendimento de alta performance, a má gestão demonstra que não há um completo entendimento de como lidar com as atividades da empresa, e a consequência mais séria pode ser a falência do negócio.

Mas como saber efetivamente como anda a situação financeira de uma empresa? Realizar as práticas de gestão não é algo fácil, porém existem ferramentas que auxiliam e dão seguridade para a tomada de decisão. Essas ferramentas estão embasadas na contabilidade, ciência social que tem por principal objetivo o controle do patrimônio. Logo, ela é a responsável por apresentar indicadores imprescindíveis para seu negócio.

Quando você entende como funcionam as análises de capital de giro, ciclos de caixa, empréstimos e fornecedores, itens rotineiros do dia a dia de qualquer empresa, fica fácil compreender o cenário contábil do empreendimento. Afinal, é por meio das demonstrações contábeis que usuários internos e externos analisam como vai o andamento das finanças do seu negócio. Um exemplo muito habitual disso são as instituições financeiras.

Você precisa entender como as pessoas estão vendo a sua organização, se o resultado é lucro ou prejuízo, como anda seu fluxo de caixa, o nível de endividamento, entre outras coisas. Todas essas informações são encontradas nos relatórios contábeis.

Como realizar uma gestão financeira eficiente?

Existem algumas atividades que precisam ser feitas, visto que são a base de uma gestão financeira com resultados positivos. Veja quais são elas:

Despesas

Separar as despesas pessoais das empresariais é o pontapé inicial para uma boa gestão. Essa organização é primordial para saber exatamente como está a saúde financeira do seu negócio. Logo, não misture gastos pessoais com operações empresariais.

Já imaginou elaborar um fluxo de caixa com todas as saídas programadas do dia e, no final do período, verificar que o caixa ficou no vermelho porque você pagou as contas de casa com o dinheiro da empresa? Esse é um exemplo de um tremendo furo no caixa. Se em sua instituição é habitual trabalhar dessa forma, você está camuflando os reais resultados do seu empreendimento. Então, é necessário começar a organizar as coisas.

Utilizar contas bancárias distintas, estipular um pró-labore para o administrador e fazer as conciliações bancárias são dicas que ajudam a reestruturar seus processos.

Nota fiscal

Outro ponto importante para a eficiência da gestão empresarial é a emissão de notas fiscais. Legalmente, não emitir nota pelos serviços ou vendas é sonegar, crime passível de autuações e multas. Com a emissão da nota fiscal o consumidor estará seguro do produto que adquiriu e sua procedência, além disso, é por meio da emissão da nota fiscal que são calculados os impostos obrigatórios.

Impostos

Uma das grandes reclamações no meio empresarial é a alta carga tributária. Contudo, entre os requisitos para uma gestão financeira de qualidade se encontra o planejamento tributário. As informações contábeis tornam possível a visualização dos dados referentes aos tributos e, a partir disso, traçar estratégias para reduzir a carga tributária de forma legal.

Como se pôde perceber, existem diversos fatores que influenciam no resultado final dos negócios. Saber analisar, controlar, investir e reduzir gastos são apenas alguns desses princípios. A contabilidade surgiu para agilizar e melhorar os resultados da gestão empresarial. Dessa forma, quem souber o que é gestão financeira e como realizá-la de forma eficiente, poderá usufruir das informações do negócio e terá em mãos um forte poder competitivo, se destacando no mercado.

Gostou do conteúdo? O que acha de aprender também sobre a importância da contabilidade para a gestão de empresas familiares e continuar potencializando seu empreendimento? 

Você também pode gostar

Deixe um comentário