11 vantagens da aplicação da contabilidade gerencial em micro e pequena empresa

6 minutos para ler

O cenário empresarial está se tornando cada vez mais desafiador no Brasil. Para que as companhias consigam ocupar um lugar destaque, é necessário que elas adotem estratégias eficazes com o intuito de aprimorar sua gestão. Entre as melhores alternativas, está a aplicação da contabilidade gerencial na micro e pequena empresa, por se tratar de um serviço que reúne técnicas, métodos e práticas que permitem o compartilhamento de informações relevantes para o crescimento do negócio.

Isso é possível pelo fato de esse tipo de serviço cuidar de diversas atividades, como apuração dos impostos, cumprimento de prazos, análise dos dados financeiros, entre outras, capazes de fornecer um respaldo contábil preciso, auxiliando em uma tomada de decisões mais acertada.

Quer entender as vantagens de contar com a contabilidade gerencial em micro e pequena empresa? Então, continue sua leitura!

1. Aumenta a eficiência em todos os setores do negócio

Pelo fato de a contabilidade gerencial se vincular à comunicação interna, ela consegue apresentar o que ocorre com as operações do negócio e a situação real em geral. Isso possibilita o fornecimento de informações para que cada área possa fazer um planejamento adequado e possa tomar as melhores decisões administrativas.

2. Aprimora a gestão financeira

A contabilidade gerencial está relacionada ao gerenciamento financeiro bem executado de cada departamento da instituição, para que os números proporcionem resultados para os investimentos realizados, vendas e lucros. É uma tarefa complexa e que vai se desenvolvendo conforme a evolução da empresa, trazendo respostas positivas para além do que estava previsto em planilha.

3. Previne contra o surgimento de problemas

Em situações como a escolha do melhor regime tributário, monitoramento do fluxo de caixa, projeção de resultados, entre outras, o profissional contábil consegue identificar a apresentação de números que podem ameaçar os resultados desejados.

Dessa maneira, a instituição pode se precaver e tomar as ações necessárias para evitar que prejuízos aconteçam, por exemplo, trocar o sistema de tributação assim que possível, evitando desperdícios com o pagamento de impostos desnecessários.

4. Identifica gargalos na produção

Não é todas as vezes que o nível de produção que a empresa prevê é o realmente alcançado. Isso porque, no decorrer dos processos podem surgir falhas que comprometem de forma integral o andamento das atividades. Nesse caso, a contabilidade gerencial ajuda na detecção desses gargalos, eliminando-os com a intenção de otimizar o processo produtivo.

5. Organiza as informações

Outro benefício conquistado com a aplicação da contabilidade gerencial na micro e pequena empresa é a organização das informações imprescindíveis para o funcionamento do negócio. Por meio desse serviço, os dados são estruturados e classificados de forma eficiente, simplificando a administração e análise dos custos operacionais, produtividade, entre outros resultados, além de contribuir para a tomada de decisões.

6. Propicia segurança para a tomada de decisões

Por meio de uma boa contabilidade, o processo decisório torna-se menos suscetível a erros, já que é embasado em informações confiáveis. Junto a isso, a visão multidisciplinar dos profissionais envolvidos no processo colabora na avaliação global de cenários antes que qualquer ação seja aplicada.

7. Ajuda na precificação

Muitos empresários e gestores acham que seguir o preço médio encontrado na concorrência é o suficiente para ter uma precificação adequada. Contudo, não é isso que acontece, e a contabilidade gerencial pode ser de grande ajuda, já que é uma grande aliada nesse tipo de tarefa.

Por meio dos relatórios criados, é possível mensurar custos com matéria-prima e produção, com o intuito de estabelecer a porcentagem ideal de lucro e valor de venda.

8. Diminui os desperdícios

Ao avaliar a empresa como um todo, o contador consegue encontrar aspectos que exigem recursos e não proporcionam retorno, por exemplo, manutenção de produtos no estoque que não estão sendo vendidos, além de pequenos gastos que quanto somados representam uma quantia considerável para o caixa do negócio.

9. Aumenta a produtividade

É muito importante compreender se os investimentos aplicados trarão os resultados esperados, e por meio da contabilidade gerencial é possível fazer um estudo com o intuito de entender se a conta vai terminar com saldo positivo ou negativo. Assim, caso seja necessário aumentar a produtividade, o ideal e considerar as orientações passadas por esses profissionais.

Por meio de dados averiguados, o gestor terá embasamento adequado para a ampliação da produtividade, bem como será capaz de entender qual é o melhor momento para investir na capacitação do time, na contratação de novos colaboradores, obtenção de novos equipamentos, entre outras decisões.

10. Contribui para o foco no resultado

A intenção de todo empreendedor é abrir sua empresa e obter lucro com ela, porém, é importante contar com ferramentas para chegar a esse objetivo. É por esse motivo que a contabilidade gerencial é uma parceira importante na busca dessa meta, já que traz em seus relatórios diversas informações que são primordiais para a formação do preço dos produtos e serviços e demais fatores importantes para uma gestão de qualidade.

11. Analise os indicadores de desempenho

Como toda decisão tem como base as informações relacionadas às operações e resultados da empresa, a contabilidade gerencial tem o intuito de ajudar os gestores em todos níveis do negócio, seja de controle, planejamento ou estratégico.

Os indicadores são peças importantes desse serviço, sendo necessários para a eficiência da gestão, já que por meio deles é possível identificar questões relevantes para entender os próximos passo a serem tomados, por exemplo:

  • liquidez corrente: permite ver a capacidade imediata de a companhia arcar com todas as obrigações, que pode ser identificada por meio da avaliação do ativo e passivo circulante;
  • liquidez seca: mostra a avaliação do passivo circulante relacionado com o ativo de maior liquidez, deduzindo o estoque;
  • liquidez imediata: possibilita a compreensão do negócio em curto prazo;
  • liquidez geral: aponta a situação da instituição em longo prazo.

Agora que você já sabe a importância da aplicação da contabilidade gerencial na micro e pequena empresa, pelo fato de gerar muito valor à gestão, o ideal é que ela seja executada por profissionais preparados e experientes no assunto. A Progresso Contabilidade é uma empresa experiente, que oferece soluções fiscais, contábeis, trabalhistas, entre outras, sempre buscando entender o negócio dos clientes para que possa propor estratégias adequadas à necessidade de cada um.

Quer conhecer melhor nossas soluções? Então, entre em contato com a gente e converse com um especialista da equipe!

Contador e empresário há 27 anos no setor, tem como principal característica, a inovação e a transformação da prestação de serviços contábeis, com foco no resultado de seus clientes. Transformador, investe em infraestrutura, na valorização de sua equipe e no desenvolvimento de novas tecnologias, valorizando a mente, a gestão e os resultados de todos os envolvidos, equipe, clientes e fornecedores.

Você também pode gostar

Deixe um comentário