Dashboard contábil: entenda quais suas principais vantagens

6 minutos para ler

Toda decisão tomada por uma empresa gera impactos diretos nos resultados alcançados, por isso, é fundamental que ela seja embasada em dados relevantes e precisos, que demonstrem a situação real do negócio.

Para evitar que erros aconteçam nesse processo e prejudiquem as expectativas, é importante contar com o auxílio de ferramentas confiáveis e eficientes, como o dashboard contábil.

O dashboard contábil reúne informações importantes que mostram, em tempo real, o que está acontecendo na organização, permitindo a interpretação de dados e a elaboração de relatório por meio de elementos personalizáveis e interativos. Quer conhecer sua importância e principais benefícios? Continue a leitura!

Qual é a importância do dashboard contábil?

Também conhecido como painel de controle, o dashboard contábil tem a finalidade de concentrar todos os indicadores e dados gerenciais com precisão em um único local.

O objetivo é simplificar o acesso de todos os membros da equipe às informações, além de fazer o cruzamento entre os registros e, assim, gerar relatórios relacionando todos os setores da instituição ou projeto.

Quais são suas principais vantagens?

Quando o dashboard contábil é aplicado de forma estratégica dentro da empresa, ele pode gerar uma série de vantagens importantes para o desenvolvimento de um negócio em um mercado cada vez mais competitivo. Conheça as principais delas a seguir!

Aumenta a eficiência dos processos

Por meio de um bom painel de controle, os gestores e funcionários conseguem ter acesso a dados sobre a performance da empresa. Essas métricas podem ser exibidas por meio de um quadro, computador, celular, TV e demais dispositivos.

O objetivo dessa ferramenta é tornar mais simples a análise de demonstrações contábeis como:

  • balanço patrimonial;
  • balancetes;
  • demonstrativo de resultado de exercício;
  • demonstração do fluxo de caixa;
  • entre outros tão importante para a contabilidade.

Por esse motivo, ele torna os processos mais eficientes tanto interna quanto externamente. Internamente, o dashboard contábil pode ser usado para orientar a procura de melhores resultados, mensurar o desempenho, acompanhar as finanças e identificar as melhores estratégias para a escalabilidade e expansão.

Já nas questões externas, facilita a captação de novos investimentos, já que os relatórios contribuem para o suporte das decisões a serem tomadas, mostrando a saúde financeira do negócio. Para isso, é primordial que os dados sejam seguros, atualizados e confiáveis.

Diminui as margens de erro

Só é possível melhorar os números e operações da empresa quando é possível mensurá-los de forma precisa. Quando isso acontece, os indicadores podem ser visualizados, possibilitando o entendimento de áreas que apresentam alguma falha ou problema e a criação de medidas para solucioná-los.

Um dashboard contábil bem elaborado permite analisar, com frequência, como estão as metas e objetivos estabelecidos, minimizando as margens de erro sobre os próximos passos a serem tomados.

Permite a averiguação de riscos

Por meio de uma distribuição bem estruturada das informações e dados do negócio no painel de controle, você tem a chance de averiguar os riscos que, muitas vezes, passam despercebidos ao longo do planejamento das ações ou até mesmo compreender a gravidade de um risco que anteriormente não recebeu a devida atenção.

Gera a segurança das informações

A segurança se inicia por meio da confiabilidade nos dados. Com o dashboard criado e extraindo informações diretamente do sistema contábil, é possível ter certeza de que não ocorreu nenhum erro na transferência dos registros.

Minimiza as atividades a serem executadas

Outro benefício é a diminuição das atividades operacionais. Como a função envolve muitos documentos, arquivos e obrigações, a rotina contábil é intensa e requer muito cuidado.

É comum, em muitas empresas, a elaboração de diversas planilhas para o controle das informações. No entanto, quando um dashboard é implementado, essa tarefa não precisa mais ser feita, liberando o profissional para realizar atividades mais estratégicas.

Facilita o acesso às informações

Os profissionais contábeis estão sempre controlando os prazos, o cumprimento das obrigações e demais tarefas. No entanto, sem ter um acesso descomplicado aos dados, podem não conseguir fazer o monitoramento adequado.

Por meio dessa ferramenta, as informações são atualizadas com frequência, não sendo mais preciso que algum colaborador faça um relatório para observar um indicador importante.

Essa visualização contínua permite que o gestor encontre os principais gargalos operacionais e tome uma iniciativa para eliminá-los. Assim, os processos do setor são otimizados, melhorando a sua produtividade.

Eleva a participação da equipe

As companhias que escolheram implementar o dashboard contábil e compartilham as informações com sua equipe também apresentam um aumento na motivação e performance individual.

Ao perceberem a importância do seu trabalho para os resultados alcançados, assim como ver as tarefas pendentes, os colaboradores começam a atuar com maior engajamento e foco na sua missão.

Além disso, com números precisos, torna-se mais fácil para o empreendedor recompensar os membros da equipe que apresentarem um maior desempenho de forma transparente e justa. Ao excluir a subjetividade, os critérios para aumento de salários e promoções são fundamentados em fatos concretos.

Ajuda nas tomadas de decisão coerentes

As estratégias de um negócio devem envolver todos os seus processos, atividades e recursos. Nesse contexto, o dashboard faz uma síntese das partes mais importantes do plano, proporcionando ao time uma visão holística de como as coisas estão indo.

Ao ter esse entendimento, é possível tomar as melhores decisões em geral, e não apenas sobre o que está sendo executado em um certo período.

Otimiza o uso de softwares de gestão

Muitos dos sistemas de gerenciamento são bastante complexos e acabam não sendo usados pelos colaboradores. Quando o dashboard passa a ser adotado, permite que todos tenham conhecimento da performance das atividades sem a necessidade de um acesso frequente a outros mecanismos de gestão.

Por ser clara e intuitiva, a ferramenta ajuda os colaboradores e gestores a compreenderem melhor as fases a serem concluídas, em que parte do projeto estão, as metas a serem atingidas e o que é preciso para cumpri-las.

Agora que você entende a importância e as vantagens do dashboard contábil, deve saber que a Contabilidade Progresso pode auxiliar bastante nessa questão. Por se tratar de uma empresa diferenciada por passar informações estratégias para seus clientes, ela ajuda a desenvolver negócios, diminuir gastos e ainda entrega relatórios completos ao final do mês.

Quer entender melhor como nossos serviços podem contribuir para a otimização das atividades contábeis da sua empesa? Então entre em contato com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário