Consultoria tributária: por que contratar uma? Veja 10 motivos · Blog Progresso Contabilidade

Consultoria tributária: por que contratar uma? Veja 10 motivos

Homem e mulher fazem a consultoria tributária de seu negócio

Consultoria tributária: por que contratar uma? Veja 10 motivos

Você sabe por que deve contratar uma consultoria tributária? Neste post trazemos 10 motivos para fazer isso agora. Entenda!

A legislação relativa aos impostos no Brasil é complexa e sofre várias modificações. Com isso, é normal haver o recolhimento indevido dos tributos ao Fisco. Se você quer evitar essa situação, o melhor é contar com uma consultoria tributária.

Esse serviço serve para ajudar a sua empresa a recolher os valores devidos à Receita Federal, sem incorrer em crime de evasão fiscal. Ao mesmo tempo, os profissionais especializados procuram as melhores práticas de elisão.

Ainda, é importante saber por que contratar uma consultoria tributária. Essa é uma forma de executar os projetos já existentes, avaliar a sua viabilidade e conferir as melhores alternativas para empreendimentos futuros.

Neste post, explicaremos as principais vantagens de contar com esse serviço e quais são as responsabilidades desses profissionais. Vamos lá?

Entenda o que é uma consultoria tributária

A consultoria tributária é um serviço especializado para organizar e sistematizar os processos de negócio, e cumprir o planejamento tributário definido. O objetivo é reduzir os riscos e potencializar os ganhos, ao mesmo tempo em que os impactos dos impostos são analisados.

Para oferecer essa avaliação ampla, os consultores tributários precisam ter conhecimento sobre impostos diretos e indiretos, além de saber analisar os processos de negócio. Desse modo, prestam serviços nas seguintes áreas:

  • planejamento tributário;
  • análise de procedimentos, a fim de aplicar a elisão fiscal;
  • aproveitamento dos incentivos fiscais;
  • revisão fiscal;
  • verificação sobre preços de transferências, revisão e apuração de cálculos;
  • consultoria fiscal sobre aspectos tributários;
  • recuperação de créditos fiscais;
  • processos para usar créditos fiscais;
  • consultas ao Fisco;
  • elaboração de pedidos para concessão de regime especial.

Todas essas funções são válidas devido à complexidade do sistema tributário brasileiro. Dessa forma, sua empresa evita pagar impostos atrasados e cumpre com todas as exigências necessárias.

Saiba por que contratar uma consultoria tributária

Agora que você entendeu o que é, falta entender por que contratar uma consultoria tributária. Há várias vantagens de contar com esse serviço. Confira as principais!

1. Economia tributária

Uma das funções da consultoria tributária é estudar as atividades operacionais da empresa e indicar as melhores formas de tributação. Assim, é possível aplicar a metodologia adequada e obter economia.

Nesse processo, as bases tributáveis são analisadas e comparadas à legislação vigente. Com isso, a chance de ocorrerem pagamentos indevidos ou irregularidades é menor. Da mesma forma, analisa-se a utilização dos créditos tributários e dos benefícios fiscais.

2. Melhoria do planejamento

O planejamento tributário é a base para todas as operações fiscais da sua empresa. Ao embasar todas as ações nele, é possível avaliar a rentabilidade e a sobrevivência do negócio.

Para ser eficaz, é importante reavaliá-lo todos os anos, antes do início das atividades. Desse modo, é possível escolher a alternativa mais benéfica, ou seja, a empresa cumpre com as suas obrigações e ainda paga menos.

3. Prevenção e controle de crises financeiras

Em períodos de crise financeira, é preciso economizar. Com a redução dos tributos gerada pela consultoria tributária, fica mais fácil passar pelos imprevistos. Isso acontece devido às práticas de elisão fiscal e também pelo adiamento do fato gerador.

Em ambos os casos, a legislação vigente continua a ser cumprida. No entanto, é possível preservar o caixa da empresa por algum período e tomar ações preventivas para evitar gastos inesperados.

4. Acompanhamento das atualizações da legislação tributária

As mudanças constantes na legislação tributária brasileira costumam levar a erros. Esse é um dos motivos que justifica contratar uma consultoria tributária.

Os profissionais especializados cuidarão de todas as atualizações e garantirão que a empresa as cumpra. As exigências dos órgãos serão executadas e todos receberão treinamento para aplicar a legislação da melhor forma possível.

5. Redução de desembolsos desnecessários

Muitas empresas brasileiras pagam mais impostos do que deveriam. Aliás, a maioria delas. É o que mostra um estudo do IBGE. Segundo o levantamento, aproximadamente 95% das empresas se encaixam nessa situação.

Isso acontece por diferentes motivos, como o desconhecimento das práticas de elisão fiscal e dos incentivos fiscais, além da falta de planejamento tributário. No entanto, a consultoria pode resolver esse problema.

Os especialistas analisam a empresa e identificam riscos, benefícios e possibilidade de alterar processos. Como consequência, há mais precisão nas tomadas de decisão para evitar a aplicação de multas. Dessa forma, também poderá haver reforço do fluxo de caixa.

6. Gestão tributária estratégica

Outro motivo do porquê contratar uma consultoria tributária é a efetivação de uma gestão estratégica em relação aos impostos. Para isso, é preciso realizar um mapeamento histórico do negócio e fazer o monitoramento via KPIs específicos.

Os indicadores-chave de performance ajudam a identificar gargalos e variações que aconteceram na carga tributária em determinado período de apuração. Por exemplo, as sinalizações gráficas de alerta fornecem uma análise mais detalhada que permite definir estratégias adequadas.

Com esse dashboard contábil, sua empresa obtém insights que contribuem para efetivar uma gestão tributária estratégica. Isso é feito por meio de controles internos e cumprimento das obrigações tributárias acessórias e principais.

Além disso, é importante destacar que as questões tributárias devem ser confiadas a um setor especializado. Caso contrário, tenderá a ser contraproducente e gerar prejuízos indesejáveis.

7. Recuperação de créditos tributários

Uma consultoria tributária também tem o dever de elaborar um estudo para identificar a possibilidade de recuperar créditos. Esses são valores pagos, mas que não eram devidos. Ou seja, é dinheiro da empresa que poderia ter outra serventia.

Outra situação que gera créditos tributários é o não aproveitamento de benefícios fiscais. Em qualquer um dos casos, há possibilidade de conseguir essa quantia de volta pelo prazo de 5 anos. Esse prazo pode representar um montante significativo, na casa dos milhares de reais.

Nesse caso, o processo é feito via âmbito judicial ou administrativo diretamente com o Fisco. Para a empresa, o resultado é o alívio e o controle do fluxo de caixa.

8. Segurança tributária

A digitalização dos processos via Sped aumentou a fiscalização e a possibilidade do Fisco identificar irregularidades. Com a consultoria tributária, você tem acesso a informações qualificadas e realiza processos mais seguros.

9. Monitoramento do risco tributário

Esse fator complementa o anterior em relação a por que contratar a consultoria tributária. O monitoramento do risco é uma ferramenta ideal para o processo de tomada de decisão, porque fornece embasamento técnico sobre diferentes situações. A partir disso, é possível criar soluções que ajudem a empresa a executar processos mais seguros.

10. Redução das distorções nos custos

Nos setores de comércio e indústria, principalmente, costuma haver distorções nos custos de produtos. Isso acontece por conta das mudanças tributárias.

Por exemplo, determinada mercadoria chega com o valor X, já incluídos os impostos. No entanto, caso o sistema esteja desatualizado em relação às normas fiscais, as quantias estarão incorretas. Essa situação gera diversos erros tributários. Entre os principais estão:

  • aplicação de alíquotas inadequadas;
  • falta de apropriação de créditos ou utilização indevida;
  • divergência nas bases tributárias.

Além disso, a situação leva à precificação incorreta. Com a consultoria tributária, esse problema pode ser resolvido, inclusive por meio da parametrização apropriada do sistema.

Veja como ter sucesso com a consultoria tributária

Mais do que saber por que contratar uma consultoria tributária, é necessário saber como ter sucesso com o serviço prestado. Nesse momento, é preciso contratar empresas de contabilidade que foquem o sucesso do negócio e estejam comprometidas com o crescimento da sua empresa.

Há vários serviços disponíveis no mercado, mas você deve pesquisar a melhor opção. Aqui, vale a pena conhecer a Progresso Contabilidade. Com serviços voltados para empresas de todos os portes, são realizadas todas as obrigações de uma consultoria tributária para você garantir o melhor para sua empresa.

O que achou dessa dica para o seu negócio? Veja outras assinando a newsletter da Progresso e atualize-se!