Consultoria trabalhista preventiva: tire todas suas dúvidas sobre o serviço · Blog Progresso Contabilidade

Consultoria trabalhista preventiva: tire todas suas dúvidas sobre o serviço

Mulher negra faz a consultoria trabalhista de pequenos negócios

Consultoria trabalhista preventiva: tire todas suas dúvidas sobre o serviço

Precisa diminuir os riscos da sua empresa? Entenda por que vale a pena investir na consultoria trabalhista preventiva.

Sua empresa está de acordo com todas as leis obrigatórias no Brasil? Essa pode ser uma pergunta complexa. Afinal, o Brasil conta com mais de 34 mil leis que ordenam toda a sociedade. Nesse cenário, vale a pena contar com a ajuda da consultoria trabalhista preventiva.

Esse trabalho é especializado para cuidar de aspectos previdenciários e trabalhistas, a fim de resguardar a empresa. Com isso, evita problemas legais e possíveis penalizações, que impactam o fluxo de caixa e a reputação do negócio.

Mais do que isso, saber o que é consultoria trabalhista é uma forma de saber como você pode otimizar a gestão de todos os colaboradores. Quer saber mais? Então, siga a leitura!

O que é consultoria trabalhista?

A consultoria trabalhista é um serviço especializado voltado à orientação do empreendedor com o objetivo de reduzir os riscos jurídicos da empresa. Para isso, é feita uma análise das rotinas realizadas para identificar possíveis problemas e sugerir correções.

Por meio desse trabalho, são evitados os passivos trabalhistas e os processos judiciais, já que a empresa cumpre suas obrigações legais e fica de acordo com a legislação.

Ao mesmo tempo, esse trabalho garante um suporte técnico para o departamento pessoal. Nesse caso, o foco é auxiliar nas questões de admissão e demissão de colaboradores, elaboração de folhas de pagamento e mais.

No entanto, esse serviço atua tanto antes de um possível erro ser cometido quanto depois de ser detectado e gerar problemas para a empresa. Nesse cenário, surge a consultoria trabalhista preventiva.

O objetivo é especificamente a prevenção de riscos. Por isso, tem uma atuação antecipada. Para garantir os bons resultados, é preciso conhecer algumas das práticas incluídas nesse conceito que explica o que é consultoria trabalhista. Veja quais são elas.

Revisão dos processos de admissão

Toda a contratação de funcionários é acompanhada pela consultoria trabalhista. A medida é válida tanto para colaboradores efetivos quanto para estagiários. Ela inclui a avaliação de documentos e contratos para resguardar a empresa e evitar um processo judicial futuro.

Verificação dos processos de demissão

Tem o mesmo propósito da admissão. No entanto, foca o desligamento de colaboradores. Portanto, inclui a análise do pagamento final ao colaborador e leitura dos detalhes do contrato para garantir que todos os compromissos sejam cumpridos.

Auxílio na elaboração de rotinas para o departamento pessoal

Várias atividades integram a consultoria trabalhista. Entre elas estão:

  • promoções;
  • demissões;
  • admissões;
  • acompanhamento de documentos dos colaboradores;
  • verificação de cumprimento da jornada de trabalho.

Essa é uma forma de garantir o cumprimento da CLT e dos acordos e convenções coletivos. Ainda, são identificadas brechas e possíveis problemas para trazer eficiência às rotinas administrativas.

Análise de contratos

As parcerias com terceiros e fornecedores são celebradas por meio de contratos. A consultoria trabalhista preventiva também faz a análise desses documentos para evitar cláusulas com potencial de lesar a empresa e possíveis brechas.

Suporte em discussões trabalhistas

As discussões trabalhistas com sindicatos e entidades de classe também são apoiadas pelo serviço de consultoria. Assim, há suporte para definir verbas trabalhistas e obrigações fora da CLT, ou seja, aquilo que é determinado por acordos e convenções coletivas.

Quais são as vantagens da consultoria trabalhista?

Ao entender as práticas desse serviço, é possível perceber que existem várias vantagens de contratá-lo. Por mais que possa soar como um gasto em um primeiro momento, você verá que, na verdade, trata-se de um investimento.

Isso porque a consultoria trabalhista preventiva potencializa as rotinas executadas e traz retornos significativos. Para entender melhor, veja os benefícios desse serviço.

Redução de custos

A consultoria trabalhista oferece profissionais especializados, que verificam todas as questões trabalhistas e previdenciárias. Assim, são evitados processos judiciais e penalizações que prejudiquem a empresa, como multas e pagamento de indenizações.

A redução de custos também é derivada da adoção das melhores estratégias e modelos de contratação. Dessa forma, a gestão financeira é aprimorada e todas as decisões são tomadas de acordo com a legislação vigente.

Melhoria da estrutura organizacional

Toda a estrutura da empresa é aperfeiçoada com a ajuda da consultoria trabalhista preventiva. Isso acontece devido ao embasamento jurídico oferecido ao negócio, o que leva à reorganização dos diferentes setores, com consequente organização, boas práticas internas e qualificação.

Garantia de segurança jurídica

A empresa ganha tranquilidade em suas rotinas administrativas. Afinal, uma das funções da consultoria é garantir contratos transparentes e em conformidade com a CLT. Na prática, isso significa que todas as cláusulas e condições são legais.

Como as relações de trabalho são regulares, há melhoria nessa parceria. Além disso, é feita a análise de contratos já redigidos. Desse modo, são encontrados pontos de dupla interpretação que podem ser corrigidos para reduzir a chance de ações judiciais.

Acompanhamento de mudanças legais

As legislações trabalhistas e previdenciárias podem mudar a qualquer momento. A Reforma Trabalhista foi a principal, e alterou diversos aspectos. São exemplos:

  • jornada de trabalho;
  • férias;
  • home office;
  • trabalho intermitente;
  • contribuição sindical;
  • trabalho autônomo;
  • grávidas e lactantes em ambiente insalubre;
  • período de almoço.

Vale a pena mencionar que alguns desses aspectos exigem uma análise aprofundada, já que nem sempre a lei traz todas as informações necessárias. É o caso do trabalho intermitente. Apesar de algumas regras terem sido adotadas, faltam detalhes relevantes para a contratação.

Dentro desse contexto, surgiu a Medida Provisória 808/2017. Ela instituiu medidas complementares, mas já perdeu sua eficácia. Esse é um caso interessante para contar com o auxílio especializado da consultoria trabalhista preventiva, pois há mais segurança jurídica, já que a empresa pode se antecipar quanto ao melhor caminho para seguir.

Melhoria na relação entre empresa e funcionário

Mais do que segurança para a empresa, a consultoria também traz benefícios aos colaboradores. A partir do momento em que é implementada, garante aos funcionários que seus direitos serão respeitados.

Essa situação gera melhorias no clima organizacional. A qualidade de vida no trabalho é aperfeiçoada e há mais motivação e engajamento, além de conferir impactos positivos na produtividade.

Consultoria trabalhista preventiva x reativa: quais as diferenças?

No início deste texto, explicamos que a consultoria trabalhista pode atuar tanto antes quanto depois dos problemas se desenrolarem. Isso acontece porque existem dois tipos de atuação, a preventiva e a reativa.

A consultoria trabalhista preventiva se antecipa aos problemas. Portanto, o foco é evitar erros e irregularidades, além de assegurar que as operações rotineiras estejam de acordo com a legislação vigente.

Devido a essa característica, o trabalho preventivo deve ser permanente. Assim, a empresa tem tranquilidade para realizar suas operações e reduzir os riscos jurídicos.

Por outro lado, a consultoria trabalhista reativa é voltada para a resolução de um problema que já aconteceu. Seu objetivo é encontrar a solução mais adequada para diminuir os riscos para a empresa. É o caso de:

  • apresentar defesa em ações judiciais;
  • corrigir contratos e documentos;
  • recorrer de multas aplicadas.

Como um escritório de contabilidade pode ajudar?

Diante de toda essa explicação, você pode estar se perguntando: “onde encontrar uma boa consultoria trabalhista preventiva?”. Um escritório de contabilidade especializado pode resolver seu problema.

Os profissionais são capazes de analisar dados e informações específicas, indicando o melhor caminho para solucionar os problemas. Sua contratação é recomendada para empresas de todos os portes, especialmente micro, pequenos e médios negócios.

Quando há apoio especializado desde o começo das atividades, é possível evitar diversos prejuízos, como:

  • recebimento de reclamações trabalhistas;
  • aumento do índice de turnover;
  • autuações da Secretaria do Trabalho ou de situações que envolvem os sindicatos;
  • dificuldades na gestão do departamento pessoal;
  • falta de adequação às leis vigentes e ao eSocial.

Em suma, essa é uma forma de aplicar corretamente as leis trabalhistas. Por isso, se você busca o sucesso do seu negócio, conte com a Progresso Contabilidade. Focamos o seu crescimento e a estruturação adequada de todas as atividades com profissionais especializados em consultoria trabalhista.

Quer saber mais sobre a consultoria trabalhista preventiva e como esse serviço é prestado? Acesse o site da Progresso Contabilidade e saiba mais!