balanço patrimonial

Balanço patrimonial: Entenda a importância para sua empresa!

Para tomar decisões corretas e que alavanquem seus negócios os empresários utilizam das informações contábeis. Entre elas podemos citar a importância do balanço patrimonial para a tomada de decisão.

Esse relatório é um dos mais importantes entre as demonstrações obrigatórias que as empresas precisam emitir. Além disso, é de suma importância que os empresários entendam o que está sendo demonstrado.

Neste post vamos apresentar a importância do balanço patrimonial para as empresa. Continue lendo e saiba mais!

O que é o balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis obrigatórias para a maioria das empresas. Nele consta a situação líquida do seu patrimônio.

Sua estrutura é formada por ativo, passivo e patrimônio líquido. No entanto, apenas com essas informações não é possível entender tudo o que elas significam.

Nessa demonstração aparecerá toda a riqueza que a empresa possui, assim como o valor que ela deve para terceiros.

O ativo, que se encontra do lado esquerdo do balanço patrimonial, representa os bens e direitos da empresa, sendo que ele é separado em ativo circulante e ativo não circulante. Veja o que isso significa:

  • ativo circulante é composto pelas contas que estão constantemente em movimento, que podem ser transformadas em dinheiro rapidamente, como caixa, banco, aplicações financeiras em curto prazo, duplicatas a receber etc.;
  • ativo não circulante é composto pelas contas possuem um tempo maior de duração, como aplicações financeiras em longo prazo, investimentos, imobilizado etc.

Já do lado direito do balanço são encontradas as obrigações da empresa com terceiros — que também são divididas entre circulante e não circulante. No passivo circulante estão as obrigações da empresa com terceiros — que serão no curso do exercício seguinte (até 31 de dezembro do exercício seguinte), no período de 12 meses.

No passivo não circulante estão as obrigações que ultrapassaram o período de 12 meses do exercício seguinte. Também do lado direito do balanço patrimonial encontra-se o patrimônio líquido, que é a representação das obrigações da empresa com os sócios e representa efetivamente o que a empresa possui.

Qual é a importância do balanço patrimonial?

Não apenas pela sua obrigatoriedade, o balanço patrimonial é uma peça-chave para os usuários internos — pois é por meio dele que é feita a tomada de decisões — e também para os usuários externos — tanto investidores quanto instituições financeiras.

De posse dessa demonstração contábil é possível analisar a situação financeira da empresa e saber de que forma está sendo aplicado seu dinheiro. Atraves desta demonstração, o gestor poderá verificar a capacidade de pagamento da sua empresa, se consegue ou não honrar com seus compromissos.

Independentemente do porte da empresa, o balanço patrimonial apresenta informações econômicas e financeiras. Portanto, é por meio dele que é possível analisar a liquidez e a solvência das instituições.

A liquidez demonstra a capacidade da empresa de pagar as suas dívidas com terceiros, e a solvência é a análise da situação da empresa em longo prazo.

Quando falamos em índices econômicos, estamos falando de rentabilidade, produtividade e rotatividade. A rentabilidade representa a forma com que a empresa gera lucros a partir do capital investido. A produtividade é a análise da produção de bens e vendas. Já a rotatividade é a forma como se movimentam as contas do patrimônio — por exemplo as contas a receber, o estoque, entre outros.

De nada adianta ter um imobilizado de alto valor, por exemplo, e não possuir dinheiro em caixa — pois certamente isso prejudicaria seu capital de giro.

Por que ter um contador?

É de extrema importância contar com a ajuda de um contador não apenas por ele ser o profissional contábil responsável pela elaboração do balanço patrimonial, mas também por ser ele a ligação entre os gestores e a contabilidade.

É nesse relatório contábil que estão todas as informações da empresa, tanto qualitativa quanto quantitativa. É função do contador estar atento às obrigações da empresa quanto à divulgação dessas informações.

Também é imprescindível que os profissionais da área contábil trabalhem de forma a ajudar seus clientes a entender os termos específicos da área.

Agora que você sabe a importância do balanço patrimonial, curta a nossa página no Facebook e acompanhe dicas diárias para o seu negócio!

Facebook Comments

Contador e empresário há 27 anos no setor, tem como principal característica, a inovação e a transformação da prestação de serviços contábeis, com foco no resultado de seus clientes. Transformador, investe em infraestrutura, na valorização de sua equipe e no desenvolvimento de novas tecnologias, valorizando a mente, a gestão e os resultados de todos os envolvidos, equipe, clientes e fornecedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *