Como abrir uma startup? Conheça quais são os procedimentos · Blog Progresso Contabilidade

Como abrir uma startup? Conheça quais são os procedimentos

Mulher explicando algo em frente a um computador para um homem

Como abrir uma startup? Conheça quais são os procedimentos

As startups são um modelo de negócios que tem ganhado bastante destaque nos últimos anos. Diversas empresas conceituadas no momento — iFood, Uber, Nubank, PayPal, entre outras — surgiram a partir desse conceito, o que incentiva novos negócios nesse modelo.

Não por acaso, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), de 2015 a 2019, o número de empresas nessa modalidade teve um aumento de mais de 207%. E a tendência é que continue só aumentando. Então, se o seu sonho é colocar uma ideia inovadora em prática, é hora de tirar o projeto do papel!

A seguir, vamos mostrar como abrir uma startup e tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Monte um plano de negócios

O plano de negócios é o primeiro ponto fundamental para desenvolver sua ideia inicial e conseguir entender de que forma é possível viabilizá-la para colocá-la em operação. Isso é importante, até mesmo, para identificar se sua proposta tem, de fato, um potencial de crescimento ao longo do tempo.

Ele permite que você possa avaliar potenciais concorrentes, valores de investimento necessários, objetivos de curto, médio e longo prazo, métricas a serem analisadas, cronogramas de análise, entre outros.

Faça o modelo crescer

Após definir o modelo de negócios na etapa anterior, é hora de acelerar a sua startup e identificar como fazer o modelo crescer ao longo do tempo e ganhar o seu espaço no mercado. Isso é possível por meio de:

  • qualificação dos envolvidos;
  • chamamento de sócios com aporte financeiro para apoiarem a startup;
  • formalização do seu negócio;
  • especialistas para auxiliar no processo.

Estude o mercado

Analise qual é a área na qual sua startup está inserida e identifique quais são os pontos positivos e negativos, ou seja, pontos fortes e de vulnerabilidade que devem ser observados e trabalhados ao longo do tempo. Para isso, uma análise SWOT pode ser uma boa opção.

Isso é importante também para identificar o perfil do seu público, suas necessidades e demandas e de que forma a startup pode oferecer uma solução inovadora para a questão e gerar diferenciais competitivos.

Busque investidores para o seu projeto

Como mencionado, para conseguir alavancar os resultados da sua startup é importante buscar investidores que possibilitem o início das atividades. Isso porque, tradicionalmente, as startups têm um orçamento limitado e grande potencial de crescimento.

Por isso, é fundamental, até mesmo antes de abrir uma startup, saber como buscar investidores para o seu projeto, que acreditem no potencial do produto ou serviço do negócio e queiram contribuir para esse fim. A partir disso, eles também se tornam parte da startup e podem opinar em questões internas relevantes.

Tenha uma boa gestão financeira e contábil

Todas as medidas anteriores podem ser implementadas de forma eficiente, mas, ainda assim, a startup pode ter problemas para seu crescimento. Por que isso acontece? Uma das prováveis questões trata-se de problemas na gestão financeira e contábil.

Isso porque, após o processo de formalização do negócio, há uma série de pontos que, legalmente, precisam ser observados, tais como:

  • livro-caixa;
  • administração dos investimentos;
  • gestão de cobranças recorrentes;
  • acompanhamento de ganhos advindos de aplicações na bolsa, investidores-anjo, investimentos coletivos, venture capital, editais públicos, entre outros;
  • controle de gastos e movimentação financeira;
  • separação dos valores relacionados com a empresa e de uso pessoal dos sócios;
  • contabilidade do pagamento de colaboradores;
  • escrituração contábil e acerto de tributos.

Agora que você está por dentro de como abrir uma startup, também é importante saber como os profissionais especializados, incluindo contadores e especialistas financeiros, podem auxiliar o crescimento sustentável do seu negócio.

Entenda mais sobre como é aplicada a contabilidade para startups e tire suas dúvidas sobre o assunto.