5 vantagens da auditoria digital para aplicar na sua empresa · Blog Progresso Contabilidade

5 vantagens da auditoria digital para aplicar na sua empresa

Mãos masculinas apontando para gráficos em papeis de auditoria digital dispostos em cima de uma mesa

5 vantagens da auditoria digital para aplicar na sua empresa

Quem tem uma empresa sabe o quanto é difícil mantê-la em funcionamento. As obrigações fiscais brasileiras são complexas e, muitas vezes, o empresário tem dificuldades de saber o que fazer. Uma solução para esse problema é a auditoria digital.

A prática visa evitar transtornos fiscais, que podem resultar em penalizações e multas. Mais do que isso, o impacto da desinformação sobre as obrigações da empresa é significativo e se traduz em perda de competitividade, dificuldades de caixa e prejuízos à reputação organizacional.

Por todos esses motivos, torna-se fundamental realizar processos fluidos e eficientes, capazes de garantir melhores resultados. É o que a auditoria digital ajuda a conquistar. Neste post, explicamos melhor. Acompanhe!

O que é auditoria digital?

A auditoria digital é um processo que cruza e confere dados dos arquivos eletrônicos para encontrar possíveis inconsistências. Essa análise é feita com base na leitura de arquivos como a NF-e, NFC-e, EFD ICMS/IPI, EFD contribuições, SINTEGRA, DCTF, ECD, ECF, DIRF, e-Social, REINF, entre outros.

Caso algum problema seja encontrado, o sistema acusará os erros e advertências, possibilitando as correções dos arquivos, o que evitará transtornos com fiscalização.

Essa prática sempre foi importante, mas ganhou notoriedade a partir do uso do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Com as informações digitais muito mais acessíveis, os órgãos fiscalizadores estão cada vez mais aptos a identificar erros e possíveis irregularidades. Por isso, a auditoria se torna uma ferramenta imprescindível para uma boa gestão tributária.

Auditoria tradicional x digital: quais as diferenças?

Existem duas formas de fazer a auditoria na sua empresa. Ambas têm o objetivo de tornar os processos regularizados e em conformidade com a legislação vigente. No entanto, cada uma delas tem suas particularidades.

A auditoria tradicional faz a análise manual de:

  • documentos;
  • livros;
  • registros;
  • demonstrações contábeis.

Da mesma forma, recupera informações de fontes internas e externas para sua conferência.

Já a auditoria digital executa as mesmas operações. No entanto, os dados fiscais são eletrônicos. Dentro dessa conferência, são cruzadas diferentes informações, como:

  • valores pagos e previstos;
  • análises estruturais complexas;
  • demonstrativos contábeis como: Balanço Patrimonial, DRE, Balancete, DLPA, DMPL a partir das contas referenciais.

Portanto, além de haver diferença de operação da auditoria (manual x eletrônica), o modelo digital pode permitir avaliações mais aprofundadas.

Vale lembrar que a auditoria tradicional tem processos mais lentos e imprecisos. Enquanto isso, a digital permite executar atividades mais complexas, com grande volume de dados e alto nível de precisão.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: para quais empresas a auditoria digital é recomendada? Na verdade, a prática é indicada para todos os negócios.

Como existe uma demanda pela transformação de documentos e processos, é mais relevante mudar o estilo das análises realizadas. Além disso, essa é uma forma de manter a conformidade da empresa em relação à legislação vigente.

Mais especificamente, a auditoria digital é indicada para empresas que trabalham com documentos fiscais eletrônicos, em especial as que têm operações fiscais complexas. Esse é o caso de um supermercado, por exemplo, que transaciona comprando e vendendo um volume grande de mercadorias.

Quais as vantagens de uma auditoria digital? Conheça as 5 principais

Esse modelo de auditoria está totalmente relacionado à escrituração digital. Tendo todas as movimentações de compra e venda na palma de sua mão, os órgãos fiscalizadores estão cada vez mais munidos de informações, é por isso que as empresas precisam se adequar. Diante dessa necessidade, ter um apoio especializado é uma forma de evitar erros fiscais.

Mais do que isso, a auditoria digital garante vários benefícios. Entre os principais estão:

1. Agilidade na análise

As conferências de arquivos realizadas pela auditoria digital são mais rápidas. A consequência é a identificação dos problemas antes deles acontecerem. Assim, é possível se antecipar para aplicar uma gestão de documentos eficiente, que elimine falhas e evite problemas e multas.

2. Regularidade fiscal

A gestão fiscal pode ser complicada, mas a auditoria digital traz um auxílio significativo à atividade. Com a tecnologia, é mais fácil identificar diferenças de valores e cálculos incorretos.

Como resultado, a empresa atua em conformidade com a lei e deixa seus processos regularizados, de acordo com as exigências do Fisco. Ao mesmo tempo, os erros são corrigidos para diminuir as chances de uma penalização.

3. Confiabilidade das informações

Outro aspecto que traz confiabilidade às informações é o uso de tecnologia. Um sistema faz a análise das informações, o que garante mais precisão ao processo. Dessa maneira, as informações estão menos expostas a erros humanos.

A consequência desse benefício é a redução das chances de abrir um processo fiscal. Dessa maneira, a credibilidade da empresa também aumenta perante clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

4. Respeito à legislação

A legislação brasileira é complexa e recheada de obrigações fiscais. Ainda assim, uma auditoria digital acompanha muitas exigências para garantir que sua empresa opere de acordo com a lei. Isso ajuda a consolidar a imagem da sua empresa, além de reduzir os riscos fiscais.

5. Abrangência da análise

A auditoria digital realiza a avaliação em diferentes arquivos. Aqueles que dispõem de dados semelhantes podem ser analisados de forma conjunta para identificar qualquer erro ou falha cometida. Assim, mais do que evitar problemas devido à operação, ter diferentes arquivos analisados em sua totalidade traz maior equidade no tratamento de dados fiscais. 

Como a Progresso Contabilidade pode ajudar?

Depois de entender todos os benefícios da auditoria digital, chega o momento de saber como aplicá-la na sua empresa e dispor dos benefícios da contabilidade 4.0. O ideal é contar com profissionais especializados. É o que a Progresso Contabilidade oferece.

Com contadores específicos para essa função, a empresa de contabilidade disponibiliza um cruzamento digital completo de informações. Assim, são identificadas as inconsistências existentes para que sejam corrigidas. A consequência é a redução dos riscos tributários e fiscais.

Da mesma forma, também é possível verificar se algum processo pode ser mais eficiente e se existe a chance de fazer a recuperação de um crédito tributário. Assim, o trabalho amplo traz mais precisão aos processos internos devido a uma análise isenta e confiável.

Ou seja, com a ajuda dos contadores especializados em auditoria digital da Progresso Contabilidade, você pode deixar de se preocupar com este tipo de trabalho na sua empresa. Qualquer erro será notificado e as atividades a serem realizadas serão mais eficientes.

Então, que tal conhecer melhor os serviços realizados pela Progresso Contabilidade? Acesse nossa página de serviços, confira as opções disponíveis e contrate a melhor para sua empresa!