Entenda quais são os impactos da contabilidade 4.0 · Blog Progresso Contabilidade

Entenda quais são os impactos da contabilidade 4.0

Homem negro de camiseta azul checando relatório em frente ao computador.

Entenda quais são os impactos da contabilidade 4.0

O termo contabilidade 4.0 deriva da Indústria 4.0. Basicamente, trata-se da implementação de tecnologias de ponta em escritórios, empresas ou setores contábeis. Alguns exemplos de inovações aplicadas são armazenamento em nuvem, hiperconectividade, inteligência artificial, internet das coisas e ferramentas de automação.

Na contabilidade 4.0, o trabalho manual do contador é minimizado, o que permitirá a ele se concentrar em atividades mais estratégicas e na qualidade do atendimento às empresas. Interessou-se pelo assunto? Na sequência, mostramos os reflexos da contabilidade 4.0 e os desafios dos profissionais do ramo.

Quais são os impactos da contabilidade 4.0?

A implantação de tecnologias avançadas gera vários impactos positivos, tanto para o negócio contábil quanto para as empresas que usufruem de seus serviços. Entenda-os abaixo.

Otimiza o tempo de trabalho

As atividades puramente burocráticas serão realizadas de forma automática e instantânea por computadores. Isso inclui coleta de dados, realização de cálculos, emissão de documentos, entre outras.

Tecnologias de ponta também aceleram a transmissão e o recebimento de dados: elas possibilitam a integração entre os sistemas de gestão do contador e da empresa, fazendo com que informações sejam trocadas automaticamente.

Reduz a probabilidade de erros

Os softwares não cometem os mesmos erros que os humanos, como perda de prazo, erro de cálculo e interpretação errônea da lei. Essa qualidade evita problemas com o Fisco ou que os gestores tenham uma visão distorcida do negócio. A automação também reduz o estresse dos contadores, impedindo que eles cometam falhas na realização de atividades estratégicas.

Aumenta a confiança dos clientes

A hiperconectividade tem relação com o uso de tecnologias que fazem com que o contador esteja constantemente em contato com a empresa. Isso é possível graças a ferramentas como WhatsApp, Telegram, Messenger, Hangouts, Skype, e-mail ou plataforma de troca de mensagens diretas.

Com amplos canais de comunicação e um contato contínuo, a empresa terá suas necessidades satisfeitas rapidamente, impulsionando seu desenvolvimento no mercado. Quanto ao profissional contábil, ele terá uma relação mais confiável e segura com a empresa contratante.

Quais são os principais desafios da contabilidade 4.0?

Para aproveitar os benefícios, é necessário que o profissional conheça os desafios que serão encontrados e entenda como superá-los. Veja quais são os principais na sequência.

Engajar toda a equipe

Apesar de a tecnologia estar cada vez mais presente em empresas de qualquer porte e ramo, muitas pessoas têm resistência em adotar as inovações na sua rotina. É importante que todos entendam a importância da contabilidade 4.0 e estejam dispostos a utilizar as ferramentas disponíveis. Para solucionar esse problema, podem ser tomadas medidas como:

  • implementar uma cultura de inovação no ambiente de trabalho;
  • fazer reuniões para explicar as vantagens da contabilidade 4.0;
  • promover treinamentos para utilizar as tecnologias, se necessário.

Acompanhar as atualizações

Para que o contador sempre melhore a eficiência de seus processos, é fundamental que ele se mantenha atualizado sobre as tendências e as novidades tecnológicas que podem ser aplicadas à sua área.

Apresentar comunicação ágil

A contabilidade 4.0 não se limita à implementação de tecnologias. Sendo assim, é relevante entender que a forma de se comunicar com clientes também é aprimorada. O profissional deverá aprender a utilizar diferentes aplicativos de comunicação e se habituar a manter uma comunicação constante.

Apostar no marketing digital

O marketing digital consiste em utilizar ambientes virtuais para atrair negócios e fortalecer sua marca. Essa é uma estratégia eficaz pelo fato de ser possível transmitir as informações de forma mais ágil, econômica e ampla ao seu público.

Entre as alternativas que podem ser utilizadas pelo profissional para entregar informações ao seu público estão blog, e-mail marketing e páginas nas redes sociais, como Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Ressalta-se que o marketing digital precisa ser muito bem planejado, apresentar conteúdos de alta qualidade, ser adequado ao seu público e ter uma linguagem acessível. Caso contrário, o profissional não conseguirá atrair o público desejado.

A contabilidade 4.0 traz grandes mudanças positivas tanto para a rotina do escritório contábil como para a empresa que recebe os serviços. É importante entender que esse conceito também torna o serviço mais estratégico e altera a forma de o escritório se comunicar com a empresa.

Outra tecnologia que trouxe grandes impactos à rotina das empresas é a nova NFC-e. Leia aqui o que é a NFC 4.0 e quais foram suas alterações!