Entenda a diferença entre rotinas contábeis e administrativas e garanta uma gestão estratégica do seu negócio

Rotinas contábeis e administrativas: quais são as diferenças?

Rotinas contábeis e administrativas são assuntos totalmente diferentes, mas que ao mesmo tempo estão intimamente ligados.

Muito embora alguns empresários ainda tenham dificuldade no momento de conceituar e organizar cada uma dessas etapas de trabalho, é de extrema importância entender quais são os contrastes existentes entre elas e como a organização e o conhecimento são indispensáveis quando o assunto é o estabelecimento de uma rotina eficiente e positiva para a empresa.

Preparamos este artigo para ajudar a entender as diferenças entre as rotinas contábeis e administrativas. Além de entender alguns conceitos, você vai compreender, de uma vez por todas, por que esse tema é tão importante na gestão eficiente do seu negócio. Continue a leitura e descubra!

Rotinas administrativas

Entende-se por rotinas administrativas todas as tarefas e procedimentos realizados dentro de uma empresa com o objetivo de manter a organização e o funcionamento do negócio.

Nesse sentido, são consideradas tarefas administrativas todas as atividades executadas pelos funcionários e colaboradores da empresa.

Entre as principais tarefas administrativas realizadas no âmbito de uma organização empresária, podemos destacar:

Gestão e controle de entradas e saídas

Atividade que permite o monitoramento de todas as movimentações financeiras realizadas na empresa. Esse trabalho precisa ser feito por um profissional organizado e meticuloso, já que gera dados importantes para a gestão do negócio como um todo.

Fluxo de caixa

É a atividade que controla todas as entradas e saídas de capital da organização empresária.

Conciliação bancária

É o processo de gestão da conta bancária da empresa. A rotina de realização da conciliação bancária permite a verificação e o controle do saldo bancário, e a consequente gestão dos valores mantidos em conta.

Controle de contas a pagar e a receber

Procedimento diário que visa à manutenção e ao controle das obrigações a pagar e direitos a receber. Além de ajudar no controle do negócio, os dados gerados por essa atividade permitem a elaboração de projeções para o futuro.

Cobranças

cobrança de clientes inadimplentes é outra atividade importante da rotina administrativa do negócio. Considerando o impacto que as inadimplências podem gerar para a empresa, é importante estabelecer um fluxo organizado de cobrança e controle desse tipo de situação.

Como você pode ver, as rotinas administrativas ditam como será a organização do negócio para o controle e a manutenção dos valores que são movimentados diariamente dentro da empresa.

Agora, confira o que são e como se caracterizam as rotinas contábeis!

Rotinas contábeis

Enquanto as rotinas administrativas lidam com questões vinculadas ao dia a dia do negócio, as rotinas contábeis são voltadas para aspectos legais e técnicos, imprescindíveis para a manutenção da regularidade da empresa frente ao fisco.

Essas rotinas têm as seguintes finalidades:

  • apontar apurações de determinados períodos;
  • controlar e avaliar a ocorrência de erros em documentos;
  • proceder às escriturações contábeis;
  • auxiliar na gestão e recolhimento de impostos;
  • realizar o registro de situações específicas que possam impactar a empresa;
  • proceder à realização do balanço patrimonial;
  • manter a legalidade de todas as ações realizadas no âmbito das rotinas administrativas.

Gestão empresarial eficiente

Para manter essas atividades em dia, é necessário contar com o apoio técnico de um contador, profissional habilitado e com conhecimento necessário para oferecer segurança e regularidade ao negócio.

É imprescindível que os empresários e gestores entendam como funcionam as rotinas administrativas e contábeis da empresa, e estejam assessorados por bons profissionais da contabilidade. Com isso, é possível garantir o crescimento e o desenvolvimento saudável de qualquer organização empresária.

Você gostou deste artigo? Ficou com alguma dúvida a respeito das rotinas contábeis e administrativas? Compartilhe conosco a sua opinião, experiência ou dúvidas a respeito do assunto!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *