Demonstrativos contábeis

Demonstrativos contábeis: o que são e quais os benefícios de utilizá-los?

Os demonstrativos contábeis são peças elaboradas pela contabilidade da empresa que têm por objetivo principal apresentar a situação financeira e patrimonial do negócio em determinado momento. Elas servem aos órgãos de fiscalização, a terceiros interessados e principalmente à gestão da empresa, que as utiliza para tomar decisões importantes no âmbito empresarial.

Além de alguns deles serem de apresentação e registro obrigatórios, a correta elaboração desses documentos pode trazer uma série de benefícios para a empresa. O nosso objetivo, com este artigo, é mostrar como são formados os demonstrativos contábeis e as vantagens que eles podem proporcionar. Confira!

O que são os demonstrativos contábeis?

Podemos definir os demonstrativos contábeis como uma representação gráfica monetária e estruturada da situação patrimonial e financeira de um negócio em determinado período, bem como a amostra de todas as transações realizadas por ele.

Apesar de constituírem uma obrigação para a empresa — ou seja, elas são obrigadas, pela Lei, a emitirem e registrarem tais documentos — as demonstrações contábeis têm por principal fim fornecer informações precisas e detalhadas sobre diversas questões do negócio, além de serem exigidas por terceiros para realização de empréstimos, cadastros e, até mesmo, para contratar com a administração pública.

São exemplos de demonstrativos contábeis:

  • o Balanço Patrimonial;
  • a Demonstração de Resultados;
  • a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC);
  • a Demonstração de Valor Adicionado (DVA), entre outros.

Como eles são formados?

Todos os demonstrativos contábeis são formados pela movimentação auferida durante determinado período. A contabilidade da sua empresa realiza a escrituração de todos os fatos que movimentaram as finanças ou o patrimônio da entidade.

Entre as dezenas de itens que são utilizados para a confecção de uma demonstração contábil, podemos destacar:

  • documentos fiscais de entrada e saída;
  • recebimento de clientes;
  • despesas gerais;
  • compras de bens ou utensílios;
  • integralização de capital;
  • pagamento de fornecedores, salários, tributos etc.

Quais as vantagens de elaborar as demonstrações contábeis?

Neste tópico, vamos mostrar 3 situações em que as demonstrações contábeis podem fornecer vantagens para a empresa que realiza o procedimento de acordo com o que está estabelecido na legislação. Continue lendo!

Facilidade na obtenção de crédito

As demonstrações contábeis, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados, são os documentos que as instituições bancárias e financeiras mais avaliam antes de ceder crédito para uma empresa. Sendo assim, caso pretenda adquirir esse tipo de serviço no futuro, é fundamental tê-las com seus respectivos registros.

Possibilidade de contratar com a administração pública

Outra grande vantagem das demonstrações contábeis é a possibilidade de contratar com a administração pública federal, estadual ou municipal. Esses entes, ao realizarem seus procedimentos licitatórios para contratação de serviços ou compra de mercadorias, exigem que a empresa candidata forneça seus demonstrativos.

Portanto, se a sua empresa não tem tais documentos, ela sequer poderá participar de um certame em um órgão público, ainda que o seu negócio seja extremamente lucrativo e sadio, independentemente da qualidade com a qual você executa as atividades.

Verificação da saúde financeira da empresa

Por fim, podemos citar, como um dos principais benefícios desses documentos, a facilidade de verificação da situação financeira da empresa em determinado período. Como mencionamos, os demonstrativos contábeis refletem a realidade de um negócio, tanto em suas finanças quanto em questões patrimoniais.

Sendo assim, eles são uma excelente fonte de informação para a gestão e a administração de um empreendimento, que utilizarão tais peças contábeis para subsidiarem tomadas de decisões gerenciais importantes para garantir o crescimento e o desenvolvimento da empresa.

Portanto, é fundamental que você, enquanto gestor de um negócio, independentemente do tamanho, realize todos os trâmites necessários para o fechamento e registro de todas as demonstrações contábeis e, em conjunto com seu contador, faça as devidas e necessárias análises.

Gostou deste artigo sobre os demonstrativos contábeis e suas vantagens? Gostaria de receber mais conteúdos valiosos como este? Então, curta nossa página no Facebook. Dessa forma, você não perde nenhuma de nossas postagens.

Facebook Comments

Contador e empresário há 27 anos no setor, tem como principal característica, a inovação e a transformação da prestação de serviços contábeis, com foco no resultado de seus clientes. Transformador, investe em infraestrutura, na valorização de sua equipe e no desenvolvimento de novas tecnologias, valorizando a mente, a gestão e os resultados de todos os envolvidos, equipe, clientes e fornecedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *