Você sabe o que é Previsibilidade de receita? Entenda aqui!

Conheça 4 benefícios da adoção da Previsibilidade de Receita

Todas as empresas atravessam um processo de criação, desenvolvimento e estabilização. A Previsibilidade de Receita é uma ferramenta essencial para alcançar essa última etapa. Porém, muitos empreendedores não sabem do que se trata esse conteúdo ou apenas o ignoram.

Isso é um erro bastante comum, pois inviabiliza a potencialização de lucros e a geração de leads (potenciais consumidores). Neste artigo, expomos o que é Previsibilidade de Receita, listamos seus 4 principais benefícios e, no fim, trazemos dicas de como implementá-la. Acompanhe!

O que é Previsibilidade de Receita

Como o próprio nome indica, a Previsibilidade de Receita consiste em uma estratégia para antever o recebimento de receitas. Na prática, escritura-se um livro de Receita Previsível para contabilizar os valores e prepara-se uma equipe exclusiva para trabalhar nesse campo.

O time designado identificará o perfil do cliente e moldará os produtos e serviços para atrair mais clientes. Isso proporciona uma rotina concreta para o time de vendas, pois eles terão em mãos uma quantidade acurada de leads que será trabalhada. Os vendedores planejarão o processo de conquista do cliente e garantirão consistência no fluxo de vendas.

Quais são os seus benefícios

Essa técnica está se tornando cada vez mais popular nas empresas de sucesso. Isso é decorrente dos proveitos oferecidos por ela. Confira, a seguir, seus 4 principais benefícios.

1. Alinhamento de metas

O objetivo principal dessa estratégia é garantir um volume contínuo de resultados no procedimento de venda, assegurando o faturamento planejado e o êxito no alcance de metas. Isso permite que os administradores estudem a ampliação de seu público.

Pois, uma vez estruturado o aumento de vendas, a equipe de Previsibilidade de Receita também buscará métodos para assegurar o mínimo planejado, permitindo um constante desenvolvimento empresarial.

2. Identificação de oportunidades

Como há um estudo do perfil dos leads e definição de como o produto deve ser moldado para atraí-los, possíveis oportunidades a serem exploradas serão identificadas.

Por exemplo, constata-se que a tendência atual é fazer referências a determinada série de televisão. Ao adaptar seus serviços para atender essas peculiaridades, sua companhia obterá um grande número de leads, destacando-se perante seus concorrentes.

3. Antecipação de crises

Frente a possíveis fatores externos que refletem negativamente as vendas, como oscilações de mercado ou crises econômicas, a Previsibilidade de Receita possibilitará que você organize suas contas antecipadamente.

Você saberá o quanto de sua receita será reduzido, portanto, realizará um controle de despesas e gastos mais preciso, aumentando a eficiência de suas finanças e reduzindo ou eliminando os impactos desses eventos.

4. Aumento de credibilidade

A segurança proporcionada pela previsibilidade amplia o grau de confiabilidade perante entidades relevantes, como órgãos públicos, instituições bancárias, investidores e parceiros. Isso ocorre pelo fato de que você demonstrará que o negócio continuará promissor, mesmo diante de ameaças externas.

Além disso, você poderá expor um estudo de investimentos, demonstrando momentos oportunos para realizar aplicações e os valores retornáveis. Por exemplo, por meio da previsão realizada, se houver a aplicação financeira de 200 mil reais em sua companhia, haverá o retorno de 1 milhão em determinado tempo. Esse planejamento lógico e concreto transmite segurança aos investidores.

Dicas de implantação dessa estratégia

Implantar essa técnica não é excepcionalmente complicado, porém o procedimento deve ser feito de maneira organizada. Primeiro, anote todas as entradas de capital dos últimos meses em seu negócio. Identifique os momentos em que os valores foram mais altos e baixos.

Estude os fatores que geraram as mudanças de receita, como precificação, publicidade, canal de distribuição entre outros elementos. Com essas informações, planeje o faturamento e construa um plano de vendas a partir do estudo realizado.

Após, assente os gastos fixos necessários para colocá-lo em prática, como salários, aluguel, fornecedores etc., como também os gastos extraordinários, como eventuais manutenções. Por fim, arquitete os Demonstrativos Financeiros a partir dos dados coletados. Isso proporcionará uma visão consolidada de suas futuras finanças.

Com a leitura deste artigo, você possui uma base sólida de como usar a Previsibilidade de Receita a seu favor e garantir o desenvolvimento de seu empreendimento, impedir que seja surpreendido com súbitas reduções de receita e garantir que metas sejam atingidas.

Não se esqueça de compartilhar esta publicação nas redes sociais! Ela pode ser útil aos seus demais contatos!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *