Vale mais à pena internalizar ou terceirizar a gestão contábil? Entenda

Duas pessoas, trabalhando em uma padaria, sentadas em uma mesa utilizando um notebook.

Vale mais à pena internalizar ou terceirizar a gestão contábil? Entenda

A gestão contábil é uma atividade que preocupa muitos empresários, já que exige um conhecimento técnico bastante específico. Além disso, se for realizada incorretamente, pode causar graves problemas para a empresa, como o pagamento de multas ou bloqueio das inscrição municipal, estadual ou Federal.

Por outro lado, contratar uma empresa de contabilidade levanta outras questões, principalmente em relação ao custo do serviço e à segurança das informações.

Assim, resta a questão: é melhor cuidar da gestão contábil internamente ou terceirizar essa atividade? Neste artigo, você vai descobrir quais são as vantagens de cada opção.

O que é a assessoria contábil

Assessoria Contábil é o serviço oferecido por um escritório de contabilidade para as empresas que precisam de apoio na sua gestão contábil. Por meio da terceirização, essas empresas contam com o apoio de uma equipe de profissionais qualificados que utilizam as melhores ferramentas para auxiliar no gerenciamento financeiro e tributário do negócio.

Vantagens de internalizar a gestão contábil

A principal vantagem de internalizar a gestão contábil é a possibilidade de manter o controle absoluto sobre tudo que é feito em relação a essa atividade.

No entanto, esse também é um grande aspecto negativo. Conforme a empresa cresce, fica cada vez mais difícil exercer esse controle, sendo necessário contratar mais pessoas e dedicar mais tempo à atividade. Dessa forma, o custo tende a aumentar, assim como o risco de falhas e erros.

Vale a pena lembrar que a gestão contábil, embora seja muito importante, não é o negócio principal da sua empresa.

Portanto, todos os recursos que são usados para manter o controle dessa atividade poderiam ser direcionados àquilo que, de fato, impacta a receita: desenvolver novos produtos, capacitar a equipe de vendas, ampliar o marketing para a divulgação etc.

Vantagens de terceirizar a gestão contábil

A principal vantagem da terceirização da gestão contábil é a otimização do tempo. 

Enquanto a assessoria cuida dessa atividade, o empresário e sua equipe focam nas atividades que são mais importantes para o negócio, como produção, venda e marketing. Até mesmo a produtividade dos funcionários tende a aumentar, já que eles conseguem dar mais prioridade as suas tarefas.

Também merece destaque o fato de que, com a terceirização, a gestão contábil fica mais eficiente e o risco de erros diminui, pois ela é feita por profissionais qualificados e que se dedicam exclusivamente a essa atividade. Desta maneira, sua empresa minimiza significativamente as chances de pagar uma multa porque realizou o recolhimento de um tributo incorretamente, ou enfrentar outros problemas causados por uma gestão contábil mal feita.

Outra vantagem em terceirizar a gestão contábil está no custo. Aquela velha história de que pagar uma assessoria sai mais caro não passa de mito.

Para formar uma equipe interna, é preciso arcar com o pagamento de salários, recolher os tributos sobre a folha de pagamento, e respeitar as garantias e benefícios trabalhistas, como o pagamento de adicional por horas extras, férias e afastamentos remunerados. 

Além de tudo isso, ainda é necessário adquirir as ferramentas que serão usadas pelo time, como sistemas de gestão contábil.

Por outro lado, para terceirizar a gestão contábil, a única despesa é referente ao valor do contrato com a assessoria. Portanto, ao colocar tudo na ponta do lápis, essa alternativa oferece muitas economias.

No geral, a segurança das informações é outra vantagem disfarçada. A assessoria de fato tem acesso às informações da empresa; no entanto, ela assume um dever de sigilo e precisa tomar todas as medidas cabíveis para evitar perda ou vazamento de dados.

Conheça a Progresso Contabilidade

A lista de vantagens é bem mais extensa no caso da terceirização da gestão contábil, mas existe uma condição: é preciso contratar uma assessoria confiável e que tenha expertise necessária para esse serviço. Busque conhecer a fundo a consultoria ou contabilidade que irá contratar, saiba quais são suas experiências, seus clientes, compare com outros profissionais e faça uma boa pesquisa antes de qualquer contratação.

A Progresso Contabilidade é um escritório de contabilidade que trabalha desde 1971 para facilitar a vida dos empresários, executando todas as tarefas da rotina contábil. Para isso, contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados e investimentos em sistemas integrados e inteligentes. 

Dessa forma, ela atende empresas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, além do Distrito Federal, com especialização no comércio varejista e ênfase no setor alimentício, principalmente na área de Panificação. 

Acesse nossa página de Serviços e descubra como a Progresso pode ajudar sua empresa.

 

Close Bitnami banner
Bitnami