Contabilidade para varejistas: quais são as especificidades do setor? · Blog Progresso Contabilidade

Contabilidade para varejistas: quais são as especificidades do setor?

A contabilidade para varejistas é diferente da convencional, sendo necessária atenção às suas especificidades. Saiba mais em nosso post.

Contabilidade para varejistas: quais são as especificidades do setor?

contabilidade para varejistas é bem diferente das indústrias ou empresas de outros ramos por causa da diversidade de produtos oferecidos no varejo. As tributações dos itens também variam e, desse modo, o controle das contas precisa ser minucioso, sob pena de prejudicar os lucros dos empreendedores.

Neste post, vamos falar sobre as especificidades da contabilidade para o mercado varejista e explicar por que é importante contar com uma empresa de confiança para cuidar das questões contábeis. Deseja saber mais sobre esse assunto e conhecer os erros que devem ser evitados? Siga em frente!

Qual é a importância da contabilidade para os negócios?

No varejo, os produtos são adquiridos, armazenados e revendidos ao consumidor final. Isso pode parecer algo simples, no entanto, os profissionais envolvidos com essas atividades precisam ter conhecimentos de gestão e utilizar técnicas de negociação. Além disso, antes de revender os itens, é necessário realizar uma análise dos tributos para a formulação adequada do preço.

Quais são os principais erros cometidos pelo setor varejista?

É muito comum encontrar empreendedores do varejo que não sabem lidar com os números. No entanto, para calcular a margem de lucro ideal, vários fatores precisam ser observados se você quiser evitar a ocorrência de falhas, o que causa prejuízos para os empresários varejistas. Veja, a seguir, alguns erros que normalmente são cometidos, mas podem ser facilmente evitados com a contratação de uma empresa de contabilidade:

  • ausência do uso de técnicas de gestão;
  • falta de controle nas vendas;
  • ausência de um fluxo de caixa;
  • inexistência de cálculo do custo dos produtos;
  • descontrole de entrada e saída financeira;
  • ignorância dos valores que estão com as operadoras de crédito.

Para que os cálculos estejam corretos, os profissionais especializados consideram os custos de distribuição e os gastos com armazenagem, incluindo-os no preço dos itens. A contabilidade auxilia o empreendedor a controlar as finanças sem ignorar a relevância do controle de estoque. É fundamental saber quais mercadorias se encontram disponíveis para venda para possibilitar as compras e ter capital de giro à disposição.

Quais são os cuidados que devem ser tomados em relação à tributação?

O governo criou o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) para monitorar as atividades econômicas dos brasileiros. Com a implantação dos sistemas de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), as autoridades acompanham em tempo real todos os movimentos das mercadorias: entrada, saída e devolução. Assim, os órgãos competentes identificam não conformidades e descobrem as fraudes.

Quando isso acontece, a fiscalização autua o contribuinte e pode fornecer um prazo para corrigir eventuais erros, ou aplica penalidades que podem variar de aplicação de multas pecuniárias até a ordenação de paralisação das atividades empresariais. Com a contratação de uma contabilidade séria que se baseia na legislação para auxiliar o cliente na tomada de decisão, as empresas seguindo as orientações, evitam problemas com o Fisco.

Como calcular o custo de armazenagem?

O custo de armazenagem é calculado considerando o tempo em que o item vai ficar armazenado e a área que ele vai ocupar antes de ser comercializado. Esse custo precisa ser dividido pelas unidades por metros quadrados, observando o número de dias para averiguar o valor a ser incluído no preço de venda.

Quais são os custos de distribuição e a importância desse controle?

Os custos de distribuição no varejo vão englobar o valor do frete para a entrega dos produtos. Essa é uma variável que a contabilidade insere no cálculo com bastante atenção, tendo em vista que, às vezes, é necessário fazer o rateio desses montantes para que haja lucratividade.

Enfim, a contratação de profissionais qualificados é indispensável para usufruir de uma contabilidade eficaz. A contabilidade para varejistas exige conhecimento técnico e experiência para melhorar a gestão financeira e garantir o sucesso do negócio. Saiba que a Progresso Contabilidade oferece soluções fiscais completas para auxiliar, inclusive, no controle patrimonial da sua empresa!

Gostaria de obter mais informações relacionadas à contabilidade para varejistas? Assine a nossa newsletter e receba as próximas atualizações!