Como evitar a ruptura de estoque? 5 recomendações importantes · Blog Progresso Contabilidade

Como evitar a ruptura de estoque? 5 recomendações importantes

Você sabe o que é a ruptura de estoque? Sabe como evitar esse problema, que gera grandes prejuízos? Veja dicas para aumentar a lucratividade do seu negócio!

Como evitar a ruptura de estoque? 5 recomendações importantes

Você sabe o que é a ruptura de estoque? Sabe como evitar esse problema, que pode gerar grandes prejuízos para a sua empresa?

Basicamente, essa ruptura acontece quando os produtos que você geralmente disponibiliza para os seus clientes estão em falta. Isso pode ocorrer devido a um planejamento inadequado de compras ou do setor de logística do seu negócio.

Trata-se de um problema que pode gerar grandes perdas para a sua empresa, uma vez que lhe impede de vender produtos necessários aos clientes, gerando insatisfação e prejuízos. Por isso, é muito importante saber como evitá-lo.

Entenda agora como evitar a ruptura de estoque no seu negócio com as nossas 5 dicas!

1. Mantenha o seu estoque organizado

Manter os seus materiais em estoque organizados, utilizando um layout eficaz, pode lhe ajudar a evitar a ruptura de estoque. Isso porque garante maior consciência sobre a quantidade de produtos que você possui armazenados e sobre quais precisam ser repostos.

Dessa forma, você é capaz de planejar comprar com mais assertividade e evitar que faltem produtos na sua prateleira.

2. Utilize um sistema de gestão de estoque integrado

Outra forma de evitar a ruptura de estoque é controlar os produtos disponíveis por meio de um sistema de gestão de estoque integrado. Assim você sabe, exatamente, a quantidade de cada um dos seus produtos em estoque e, com isso, consegue efetuar a compra antes do término do último lote adquirido.

Além disso, por ser integrado, o sistema não exige que um colaborador se dedique a obter informações sobre a necessidade de aquisição de novos produtos para o setor de compras. Afinal, o funcionário responsável por essa atividade já terá acesso a esses dados de forma rápida e eficiente.

3. Faça previsão da demanda de vendas

As vendas dos seus produtos tendem a seguir um padrão, certo? Salvo casos excepcionais, a quantidade de determinado material vendida no mês passado será semelhante à vendida nesse mês.

Portanto, é muito útil registrar a quantidade de produtos vendida todos os meses. Com esses dados em mãos, faça uma previsão da demanda pelos materiais nos próximos meses. Isso economiza tempo e padroniza sua gestão.

4. Estabeleça uma boa relação com os seus fornecedores

Tenha uma lista daqueles fornecedores que conseguem atender aos seus pedidos com eficiência e agilidade. Então, estabeleça uma boa relação com essas empresas e tenha um contato direto com as pessoas responsáveis pelo seu pedido.

Dessa forma, caso precise de um determinado material com certa urgência, você conseguirá adquiri-lo com agilidade e segurança, pois já saberá a quem recorrer.

5. Leve a sazonalidade em conta

Pode ser que determinado produto tenha uma saída maior em uma época do ano específica. Esse tipo de dado deve ser levado em conta na hora de planejar as suas compras para evitar a ruptura de estoque na sua empresa.

Portanto, consulte os dados sobre as suas vendas nos anos anteriores e tente estabelecer padrões sobre a sazonalidade de vendas. A partir dessas informações, planeje as compras dos próximos meses, sempre levando em conta essa previsão.

Enfim, com estas dicas você consegue, com certeza, evitar a ruptura de estoque e aumentar a lucratividade do seu negócio, garantindo a satisfação dos seus clientes. Inclusive, essa atitude pode lhe ajudar a regular as contas da empresa e garantir a saúde financeira do negócio!

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