O empreendedor não é simplesmente alguém com uma boa ideia de negócio; também é alguém atento às questões burocráticas que precisam ser resolvidas para que sua ideia saia do papel e torne-se uma empresa bem sucedida. Uma dessas questões burocráticas é a obtenção de um Certificado Digital.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é o Certificado Digital e as características dos diferentes tipos disponíveis. Além disso, vai descobrir como é possível conseguir o seu.
O que é Certificado Digital?
Certificado Digital é um documento da empresa e do empreendedor . Ele serve para identificar a pessoa jurídica e a pessoa física. Também é uma ferramenta para evitar que indivíduos não autorizados tenham acesso à informações privadas ou realizem operações indevidamente, ou seja, ele permite prevenir fraudes. Além disso, ele poupa tempo e moderniza processos administrativos da empresa.
Um detalhe importante é o fato de que esse documento é digital. Portanto, ele é utilizado para a autenticação da empresa no acesso à sistemas e plataformas online e na confirmação de autenticidade de arquivos virtuais.
Quais são seus tipos e suas características?
Embora o Certificado Digital seja um documento fundamental para a segurança das empresas, ele não é gratuito.
Por isso, antes de solicitar o seu, é preciso entender quais são os diferentes tipos e as características de cada um. Assim, você pode adquirir o modelo mais adequado para as necessidades da sua empresa.
O tipo A (A1 e A3) é o Certificado Digital mais utilizado. Sua principal função é confirmar a autenticidade de arquivos virtuais. Por isso, ele é ideal para empresas que precisam de uma forma confiável de trocar documentos assinados digitalmente.
O tipo S (S1, S2, S3, S4) tem a finalidade de garantir o sigilo em trocas de informações, por meio de criptografia. Portanto, ele é ideal para empresas que precisam enviar dados sensíveis e sigilosos pela web para clientes, fornecedores ou parceiros.
O tipo T (T1, T2, T3, T4) tem como função principal marcar a data e horário de uma certa operação digital. Por isso, ele é ideal para empresas que precisam registrar, com precisão, o momento em que algum arquivo foi emitido.
Formatos do Certificado digital
Para cada tipo, você deve ter notado que usamos alguns números: 1, 2, 3 e 4. Esses números referem-se ao formato do Certificado. Veja a seguir quais são eles:
- 1 e 2 são aqueles no formato de software, ou seja, é preciso instalar um programa nos computadores da empresa.
- 3 e 4 vêm no formato de token (similar a um pendrive) ou smart card, isto é, são hardwares externos que devem ser conectados ao computador.
A vantagem do formato de software é a segurança, já que o Certificado só pode ser utilizado no computador em que foi instalado, porém, ele pode ser feito em diversas máquinas. Por outro lado, ao utilizar o formato de hardware externo você tem mais praticidade, já que o Certificado pode ser utilizado em qualquer máquina.
Outro fator que diferencia os Certificados é a validade. Um Certificado Digital A1, por exemplo, tem validade de 1 ano; enquanto isso, um A3 tem validade de até 3 anos.
Como fazer a solicitação?
Agora, vamos ao ponto principal deste artigo: o procedimento que você precisa seguir para conseguir o Certificado Digital para a sua empresa.
1. Escolher uma Autoridade Certificadora
O primeiro passo é escolher uma Autoridade Certificadora (AC), isto é, uma entidade com autorização para emitir esse documento. Se o Certificado não for emitido por uma AC, ele não tem qualquer validade.
2. Acessar o website da AC
Após decidir qual será a AC que emitirá o seu Certificado digital, o segundo passo é acessar o website da AC escolhida ou entrar em contato direto com ela para obter informações essenciais como: preço, formas de pagamento e documentos necessários.
3. Solicitação
A seguir, após esclarecer essas questões, você deverá realizar a solicitação diretamente à Autoridade Certificadora.
4. Autoridade de Registro
Atualmente existem 3 modalidades para fazer seu registro digital:
- presencial: no qual você precisa comparecer na AC e levar os documentos solicitados pela mesma;
- in Loco: você agenda uma data e hora na certificadora e um agente certificador vai ao lugar que você escolheu e faz todo o procedimento;
- remoto: tudo é feito online desde o agendamento como a validação do certificado, só há um impedimento nesta modalidade; caso este seja o primeiro certificado da instituição não há como fazê-lo, pois, é necessário a biometria do responsável da instituição.
Optando por um destes procedimentos, ao final da certificação basta instalar o software ou configurar o token ou smartcard.
Esses são os procedimentos básicos que você precisa seguir para conseguir o Certificado Digital de sua empresa ou de pessoa física. Esse documento vai ser fundamental, entre outras coisas, para a realização da entrega de demonstrativos contábeis, declarações fiscais, alterações contratuais, entre outros. Assim, você mantém a situação da empresa regularizada junto à Receita Federal.
Quer mais dicas práticas? Inscreva-se na nossa newsletter!