BPO financeiro: como funciona e quais as principais vantagens?

5 minutos para ler

Exercer uma boa gestão financeira é essencial para garantir o desenvolvimento saudável de um negócio, mas isso exige que o gestor tenha conhecimento aprofundado e excelência técnica na área. A melhor solução para garantir qualidade nessa gestão é delegando esse tipo de operação para profissionais especializados e competentes, o que é chamado de BPO financeiro.

Já ouviu falar desse termo? Ele pode ser o diferencial que seu negócio precisa para impulsionar o crescimento dele no mercado. Continue lendo este artigo para saber sobre o conceito de BPO financeiro, o funcionamento, as vantagens, quais atividades podem ser terceirizadas e mais!

Definição e funcionamento de BPO financeiro

O Business Process Outsourcing (BPO), ou Terceirização de Processos de Negócio, consiste na contratação de funções que não fazem parte da atividade principal da companhia. Quanto ao BPO financeiro, trata-se da delegação do controle financeiro para uma empresa especializada.

É importante não confundir esse serviço com uma simples terceirização, que é apenas uma transferência de atividades. O BPO realiza um estudo completo da organização e traz tecnologia, qualidade aos procedimentos e conhecimento especializado.

Esse é um dos serviços relacionados à Contabilidade Consultiva, modalidade que cada vez mais está sendo buscada no mercado pelo fato de ser capaz de incluir a empresa em um processo mais profundo que apenas a conformidade legal. Isso significa que os contadores se tornam mais próximos da gestão empresarial.

Principais vantagens do BPO financeiro

Organizações de todos os ramos e portes conquistam um amplo número de benefícios quando contratam o BPO financeiro. Conheça os principais abaixo!

Minimização de erros

Como as atividades são exercidas por profissionais experientes e capacitados, minimiza-se a quantidade de erros relacionados às finanças.

Aumento da eficiência

A empresa também consegue maximizar sua eficiência financeira, indicador usado pela gestão empresarial para saber se os lucros do negócio são maiores que o capital investido.

Diminuição de custos operacionais

Os recursos financeiros necessários para contratar serviços de BPO são menores do que os usados para estruturar todo um setor interno dedicado às finanças, já que esse último geraria custos com processos seletivos, treinamento, folha de pagamento, equipamentos, materiais de escritório, entre outros.

Maior segurança

A empresa tem segurança quando o setor financeiro está nas mãos de profissionais competentes, na medida em que eles garantem que as atividades sigam a legislação e sejam feitas da forma mais vantajosa ao negócio.

Produtividade

A produtividade é aumentada pelo fato de os administradores e outros colaboradores do negócio poderem se concentrar em atividades mais estratégicas, como aquisição de clientes e realização de contratos.

Atividades financeiras que podem ser delegadas

O setor financeiro envolve um extenso número de atividades complexas, e os gestores podem delegar ao BPO financeiro quantas entender necessárias. Exemplos delas são:

  • gestão de contas a receber e a pagar;
  • conciliação bancária;
  • gestão do fluxo de caixa:
  • gestão de saldo de caixa;
  • análise de viabilidade de investimentos;
  • gestão documental;
  • aplicação de indicadores de desempenho;
  • elaboração de relatórios e demonstrações financeiras.

Graças ao know-how — transferência de conhecimento — do BPO financeiro, os profissionais ainda auxiliam no desenvolvimento de metas e objetivos, na coordenação da prestação de informações, na garantia de compliance — estar de acordo com legislação, ética e normas da empresa —, entre muitas outras.

Como escolher uma solução especializada

Não é qualquer empresa de BPO financeiro que poderá satisfazer as necessidades do seu negócio. Antes de fazer contratações, é importante verificar suas qualidades e diferenciais, como:

  • experiência de mercado: uma empresa com anos de mercado mostra que ela é organizada, está em constante crescimento e satisfaz os clientes a longo prazo;
  • áreas: confira se ela tem experiência na área do seu negócio (prestação de serviços, comércio ou indústria) e a sua especialização;
  • local de atuação: a empresa que trabalha em diferentes estados também demonstra competência e profissionalismo;
  • modernização: uma organização modernizada realiza atividades mais rapidamente e por preços mais acessíveis;
  • atividades: a contratada deve realizar serviços contábeis, fiscais, trabalhistas, de legalização, assessoria e consultoria.

A Progresso Contabilidade é uma empresa dotada de todas as qualidades listadas e oferece serviços completos que garantirão todos os benefícios do BPO financeiro.

Em razão das diversas vantagens oferecidas, o BPO financeiro é uma tendência que crescentemente vem sendo adotada por empresas de todos os portes e ramos. Contudo, é preciso contratar uma empresa especializada e capaz de satisfazer seu negócio.

Interessou-se pelo BPO financeiro? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos diferenciais e serviços!

Você também pode gostar

Deixe um comentário