Os indicadores de performance, chamados KPIs (Key Performance Indicators), são ferramentas fundamentais para a gestão de todas as empresas. Por essa razão, existem diversos tipos de indicadores; entre eles o KPI financeiro, usado para rastrear, medir e analisar a gestão financeira das organizações.
Esses KPIs podem ser classificados e enquadrados em uma variedade de categorias que indicam lucratividade, liquidez, solvência e eficiência, por exemplo.
Assim, ao compreender essas métricas o gestor consegue entender, com precisão, seus resultados financeiros, ajustar suas metas e alcançar seus objetivos estratégicos de longo prazo — sob o ponto de vista.
Neste artigo, listamos alguns KPIs financeiros para que você possa acompanhar de perto os resultados da sua empresa. Confira!
Margem de Lucro
A margem de lucro refere-se ao percentual de lucratividade sobre a receita de vendas — ela pode ser bruta ou líquida.
Margem de lucro bruto
A margem de lucro bruto é o valor correspondente à receita subtraída do custo da mercadoria vendida (CMV) — custo direto de produção sem as despesas operacionais, juros ou impostos incididos sobre os itens.
Margem de Lucro Bruto = (Receita – Custo das vendas) / Receitas x 100
Margem de lucro líquido
A margem de lucro líquido mensura o percentual de receita após subtrair todos os custos do negócio, incluindo CMV, despesas operacionais, juros e impostos.
Margem de Lucro Líquido = Lucro líquido / Receitas x 100
Capital de Giro
O capital de giro mensura a liquidez operacional disponível para financiar as operações organizacionais.
Capital de Giro = Ativo circulante – Passivo circulante
Índice de liquidez
Já o índice de liquidez auxilia o gestor a avaliar a capacidade de pagamento da empresa em curto prazo e, por isso, considera os ativos e passivos atuais.
Índice de Liquidez = Ativo circulante / Passivo circulante
Esse índice também pode ser corrente. Nesse caso, considera apenas ativos circulantes de alta liquidez, como valores disponíveis no fluxo de caixa, títulos negociáveis e contas a receber, uma vez que — dependendo do segmento e da capacidade de venda da empresa, alguns ativos circulantes de menor liquidez, como os estoques — não são convertidos em capital em curtíssimo prazo.
Índice de Liquidez Corrente = (Ativo Circulante – Estoque) / Passivo Circulante
Alavancagem financeira
O índice de alavancagem financeira pode ser usado para mensurar o endividamento da empresa em função da compra de ativos.
Por exemplo, quando o gestor utiliza capital próprio para a compra de ativos, o índice é 1. Entretanto, conforme a empresa toma empréstimos de terceiros para adquirir ativos sua dívida aumenta, assim como a alavancagem financeira da dívida e o risco do negócio.
Alavancagem financeira = Total de ativos / Total de patrimônio líquido
Índice de solvência
Refere-se à taxa de endividamento sobre o patrimônio líquido, ou seja, mensura quanto uma empresa pode pagar suas obrigações usando capital próprio.
Índice de Solvência = Dívida total / Patrimônio líquido
Giro de Estoque
O giro de estoque é um índice de eficiência que mede quantas vezes, por período contábil, a empresa vendeu todo seu estoque.
Giro de estoque = Custo de vendas / (Estoque inicial + Estoque final/2)
Retorno sobre o Patrimônio Líquido
O retorno sobre o patrimônio líquido, rentabilidade ou retorno sobre o capital — também conhecido como Return on equity (ROE) — é um índice de lucratividade apurado pela divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido e indica o quão bem a empresa pode utilizar os investimentos de capital para obter lucro para os seus investidores.
ROE = Lucro Liquido / (Patrimônio inicial + Patrimônio final) /2
Retorno sobre Ativos
O retorno sobre os ativos, ou Return on Assets (ROA), é outro índice de lucratividade que demonstra quão bem a empresa gerencia seus recursos e ativos com o intuito de potencializar o lucro líquido das operações.
ROA = Lucro Líquido / (Patrimônio inicial + Patrimônio final) /2
Como é possível observar, a análise adequada de cada KPI financeiro impacta diretamente a estratégia geral da empresa visto que, por meio deles, é possível:
- avaliar a conformidade dos processos com os objetivos do negócio;
- delimitar ações que otimizem esses resultados;
- aplicar métodos mais eficientes de gestão para alcançar uma maior lucratividade e crescimento exponencial.
Agora que você sabe o que são KPIs financeiros e quais deve acompanhar, que tal assinar nossa newsletter para acompanhar outras formas de mensurar seus resultados?