Sabe quando você trabalha, faz tudo certo, segue todas as regras e no final parece que o dinheiro não rende e os gastos só aumentam? Pois é, isso também acontece no mundo corporativo e a principal causa geralmente são os custos invisíveis nas empresas.
Em virtude da grande demanda, muitos gestores acabam deixando de lado fatores que consideram irrelevantes — e algumas coisas acabam se tornando gastos que poderiam ser evitados se algumas ações fossem tomadas.
Para ajudar você a diminuir os gastos da sua empresa, este artigo mostrará 4 exemplos de custos invisíveis nas empresas e apontará formas de evitá-los. Acompanhe logo abaixo.
1. Má organização de documentos e arquivos
A impressão indiscriminada e a falta de organização de documentos gera muita perda. Além do papel e tinta, existe o custo de armazenamento e o tempo que os colaboradores passam para localizar os arquivos.
Uma dica interessante nesse sentido é desenvolver uma política de consciência ambiental e de prioridades. Os colaboradores só farão a impressão de documento quando realmente for necessário. E, quanto aos arquivos, pode-se criar pastas separadas para guardar dados que podem servir como base para operações que são rotineiras.
Para tornar o processo mais efetivo e agilizar ainda mais a busca, a melhor opção é automatizar. Dessa forma os documentos são todos (ou a maior parte) digitalizados e armazenados na nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar.
2. Contratação de colaboradores sem perfil adequado
Primeiro que a empresa gasta com contratação e treinamento; somado a isso, a ineficiência do colaborador reflete diretamente na queda de competitividade da organização. Veja algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar as consequências de uma má contratação:
- realizar uma triagem detalhada de currículos;
- deixar claro para os participantes do processo o perfil da vaga;
- aplicar provas teóricas e práticas com atividades semelhantes às que serão exercidas no dia a dia;
- realizar testes de perfil comportamental;
- fazer perguntas que possibilitem identificar a motivação para a vaga;
- pedir carta de recomendação e, se possível, entrar em contato com a última empresa.
3. Falta de controle contábil e fiscal
Não é segredo que os impostos e tributos no Brasil são alguns dos mais caros do mundo. Porém, tudo pode piorar se o regime de tributação escolhido não for o ideal. Na maioria dos casos isso acontece porque o gestor filtra as informações que devem chegar ao contador, limitando o acesso a informações necessárias.
Contratar um profissional especializado e experiente para cuidar das questões fiscais e tributárias da empresa, mostrar-se solícito ante as solicitações e mostrar os dados é fundamental para eliminar este custo invisível na empresa.
4. Começar várias atividades e não acabar nenhuma
Uma das grandes causas de desperdício de tempo, dinheiro e material é o colaborador que começa várias atividades, mas não conclui nenhuma — pelo menos, não no tempo esperado.
A empresa se prejudica de várias formas em situações assim: atrapalha planejamentos, tira a oportunidade de outra pessoa mais qualificada e indicada de executar a tarefa, ocasiona mal-estar no ambiente de trabalho, etc.
Para o gestor evitar situações assim, é indicado:
- desenvolver um planejamento de tarefas;
- supervisionar se as tarefas estão sendo entregues no período estipulado;
- certificar-se de que não tem nenhum funcionário sobrecarregado.
Os custos invisíveis nas empresas acabam se multiplicando e trazendo grandes prejuízos financeiros porque, na maioria das vezes, são vistos como questões normais e rotineiras, e as atitudes só são tomadas em casos extremos. Siga as dicas apresentadas, aumente a sua produtividade e deixe a sua empresa mais competitiva.
Quer receber mais dicas para aumentar a sua performance e reduzir custos? Assine a nossa newsletter e fique sempre atualizado.