4 dicas de ouro para escolher fornecedores e evitar problemas · Blog Progresso Contabilidade

4 dicas de ouro para escolher fornecedores e evitar problemas

4 dicas de ouro para escolher fornecedores e evitar problemas

Você sabe escolher fornecedores? Para qualquer empresa, a relação com os fornecedores é fundamental para garantir produtos e serviços de qualidade para seus próprios clientes. Além disso, saber escolhê-los garante que você não passará por contratempos como atrasos, falta de suporte, erros nas entregas etc.

Sendo assim, torna-se imprescindível escolher fornecedores adequados para trabalharem ao lado da sua empresa. Não sabe como fazer isso? Não se preocupe, pois o post de hoje foi pensado em você!

A seguir, apresentamos dicas de ouro para que você possa contar com fornecedores de qualidade e que mais combinem com as necessidades da sua empresa e seus clientes. Confira!

1. Busque referências e indicações

Há tantas opções disponíveis por aí que, antes de mais nada, é preciso filtrar aqueles fornecedores que são alternativas realmente interessantes para seu negócio. Você pode fazer isso a partir de indicações de colegas e amigos do ramo, que certamente terão parceiros de confiança e qualidade para recomendar.

Da mesma forma, você mesmo pode encontrar opções na internet, por exemplo. Afinal, no meio digital se tem acesso facilitado a comentários, resenhas, reclamações e cases dos fornecedores que se encaixam nas suas necessidades. Assim, você poderá separar aqueles nomes que valem a pena serem considerados mais a fundo.

Entretanto, fique atento para as peculiaridades de cada fornecedor e da sua própria empresa. Afinal, o parceiro que pode ser perfeito para as demandas de um colega talvez não se encaixe com os objetivos e necessidades do seu negócio.

2. Avalie a qualidade do atendimento

Além da reputação e dos produtos do fornecedor, a qualidade do atendimento prestado também é fundamental. Ele deve ser capaz de oferecer auxílio e suporte para você quando houver necessidade. Durante as primeiras conversas, portanto, fique atento a isso e faça perguntas sobre o apoio oferecido aos clientes.

Lembre-se de que você está buscando um fornecedor que, idealmente, ficará ao lado da sua empresa por muito tempo. Em outras palavras, trata-se de uma decisão com consequências de longo prazo. Tendo isso em mente, dê a devida importância a ela!

3. Considere seu orçamento

Além das demais dicas, é claro, é fundamental que o fornecedor que você está pensando em contratar se encaixe no orçamento destinado àquela demanda específica.

Não aceite o primeiro orçamento que o candidato a fornecedor lhe entregar! Faça uma contraproposta e veja como a empresa em questão consegue melhorar os preços e/ou oferecer melhores condições de pagamento, por exemplo.

É fundamental buscar sempre a qualidade dos materiais, garantindo que você está recebendo algo à altura do valor pago e do que foi combinado com o fornecedor. Afinal, a transparência é necessária para que vocês possam construir uma relação de confiança.

4. Procure fornecedores com objetivos alinhados

Você deve formar uma relação de parceria com seus fornecedores e, para tanto, a confiança e o apoio devem ser mútuos. Sendo assim, é importante que você escolha parceiros com objetivos alinhados aos da sua própria empresa.

Além de auxiliar o diálogo e a confiança, isso também otimiza a logística, já que vocês estão “na mesma página” quanto às metas e necessidades. Da mesma forma, tomar essa decisão estratégica pode representar um diferencial competitivo para sua empresa.

E então, pronto para escolher fornecedores excelentes para seu negócio? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Sugestões ou experiências para compartilhar? Deixe seu comentário e participe da conversa!