Conhecer as oportunidades e desafios de um negócio, antes mesmo de tirá-lo do papel, é uma excelente opção para evitar fracassos e prejuízos no futuro. Nesse cenário, a pesquisa de mercado se mostra cada vez mais importante para as empresas.
Essa ferramenta auxilia no conhecimento de mercado, público-alvo, análise da concorrência e muitos outros fatores. Ao fazer as perguntas certas, os empreendedores conhecem o caminho que devem tomar e baseiam suas decisões em dados confiáveis e seguros.
Contudo, para que isso aconteça é preciso ter cuidado ao elaborar uma pesquisa de mercado. Os questionamentos devem abordar alguns aspectos importantes sobre o negócio. Vamos tratar de alguns deles a seguir. Veja só!
Visão geral do mercado e do negócio
A pesquisa de mercado começa com uma descrição geral do nicho onde a empresa está inserida. Nessa etapa é importante frisar todos os pontos que afetam o empreendimento de alguma forma.
Para isso, pode ser usada a pesquisa primária feita pela própria empresa e também a secundária, que se vale de dados e informações baseadas em fontes mais confiáveis, como o IBGE, por exemplo.
O fator mais importante nessa fase é conhecer uma fotografia geral do mercado, incluindo detalhes de localização do empreendimento, preço médio, demanda pelo produto/serviço oferecido, e assim por diante.
Pesquisa da concorrência
O conhecimento é muito valioso no mundo empresarial, principalmente quando essas informações podem colocá-lo à frente dos seus concorrentes. Por esse motivo, pesquisar a concorrência direta e indireta do negócio também é um passo indispensável para a saúde da empresa.
Compreender como outras empresas semelhantes à sua estão atuando é excelente para aprender com os erros alheios ou aproveitar oportunidades esquecidas. Nesse estágio da pesquisa de mercado pode ser descoberto, por exemplo, um diferencial ou novo posicionamento para a empresa adotar.
Assim, as suas chances de sucesso no mercado aumentam consideravelmente, especialmente quando falamos em inovação.
Dados quantitativos e qualitativos
Os dados obtidos durante a pesquisa devem ser confiáveis e bem próximos da realidade. Além de usar informações de fontes seguras com a pesquisa secundária, é preciso que o que foi coletado seja analisado de forma imparcial e objetiva.
A melhor maneira de conseguir resultados satisfatórios em uma pesquisa de mercado é obtendo informações qualitativas e quantitativas. A primeira analisa aspectos como opinião do cliente, satisfação e outros fatores não numéricos. Já a segunda capta dados em números reais que podem ser facilmente mensurados e comparados.
Ao basear sua pesquisa nesses dois modelos de dados fica mais fácil validar as informações e confiar nelas. Afinal de contas, o maior objetivo do estudo de mercado é justamente reunir o maior número de conhecimento sobre o negócio.
Uma boa análise de mercado é útil para planejar o negócio ou lidar com questões de expansão e validação do empreendimento. Mas, para que isso aconteça, é preciso fundamentar suas decisões em informações precisas. Caso contrário, toda a empresa pode ficar comprometida.
Em razão disso, a pesquisa de mercado deve ser feita em todas as empresas, independentemente do tamanho da organização ou nicho em que atua. Além disso, quando necessário, o empreendedor pode contar com empresas especializadas para esse estudo.
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