O pequeno empresário é acostumado a fazer de tudo. Pensa na maneira de a empresa comunicar, negocia com fornecedores e atende clientes. Na hora de fechar as contas do mês, ele precisa encarar uma série de planilhas e guias de recolhimento de impostos.
Mas o sistema tributário brasileiro é complexo e burocrático, e o ajuste de contas com o Fisco pode levar tempo. Nesse momento, surge uma ideia: será que vale a pena contratar um escritório contábil para PMEs?
Para resolver as questões contábeis, as empresas têm três opções: o próprio dono faz a contabilidade, contrata um funcionário para isso ou terceiriza a tarefa para um escritório contábil. Em geral, é mais eficiente contratar um contador.
5 motivos para contratar um escritório contábil para PMEs
1. Resolve o problema
Na maioria das vezes, o empreendedor não é um especialista em contabilidade. Por isso, ele pode não saber como fechar as contas da empresa. Em vez de ficar quebrando a cabeça para resolver um problema, o empresário pode simplesmente encaminhar a questão para um escritório especializado.
Um escritório contábil oferece para a PME uma solução fácil para um problema que, muitas vezes, ela não consegue resolver sozinha.
2. Diminui custos trabalhistas
Contratar um escritório contábil é mais vantajoso para PMEs do que manter um funcionário apenas para executar essa função. Em uma empresa pequena, a contabilidade não é uma tarefa rotineira, que exige uma equipe trabalhando o dia inteiro com isso. É um serviço que precisa ser feito durante um ou dois dias do mês.
Outra vantagem de terceirizar a função é que o escritório é um prestador de serviços e não um trabalhador com registro em carteira. A lei trabalhista impõe custos às empresas.
3. Evita erros
Se o trabalho de contabilidade for feito por alguém que não entende do assunto, erros podem ser cometidos. E isso pode gerar custos extraordinários à empresa.
Se o empresário esquecer de pagar um tributo, poderá pagar multas ou sujar o nome da empresa. E isso pode ser um grande problema! Companhias com dívida com o Fisco têm mais dificuldade para obter crédito.
Outro problema é errar o balanço financeiro. Muitas empresas pagam imposto de renda com base no seu lucro real. Um cálculo errado pode custar mais caro ou implicar em multas.
A chance de errar as contas é menor se a contabilidade for feita por uma empresa especializada.
4. Reduz a carga tributária
Um escritório contábil poderá identificar oportunidades tributárias para as PMEs. A cobrança de impostos é diferente para empresas de vários setores. Quem conhece bem a lei poderá identificar ajustes pontuais que podem ajudar as empresas a pagar menos impostos.
Gastos com inovação, por exemplo, podem gerar créditos tributários, que reduzem o valor devido de imposto de renda. Muitas empresas brasileiras não utilizam esse e outros incentivos fiscais por desconhecimento.
5. Dá mais tempo ao empresário
O empresário que contrata um escritório contábil se livra de uma tarefa burocrática e ganha tempo para tocar o negócio. Fechar as contas da empresa e pagar impostos são tarefas importantes, mas não são o diferencial de nenhuma empresa.
Em vez de pagar guias de impostos ou fechar planilhas, o dono deve gastar sua energia com atividades que façam diferença para o sucesso do negócio, como o desenvolvimento de produtos e serviços.
Entendeu a importância de um escritório contábil para PMEs? Então entre em contato com a Progresso Contabilidade e dê um atendimento especializado à sua empresa!