O que você precisa saber sobre a contabilidade para loja virtual? - Blog Progresso Contabilidade O que você precisa saber sobre a contabilidade para loja virtual? - Blog Progresso Contabilidade

O que você precisa saber sobre a contabilidade para loja virtual?

Investir em contabilidade para loja virtual traz a redução legal da carga tributária, regularização da empresa, melhor controle das finanças e muito mais!

O que você precisa saber sobre a contabilidade para loja virtual?

A contabilidade para loja virtual é crucial para que esse tipo de empresa consiga sucesso no mercado. Tentar realizar essa atividade por conta própria ou não dar a devida importância para o tema é excepcionalmente prejudicial para o negócio. Desse modo, a empresa estará sujeita a problemas fiscais, arcará com tributos além do necessário e sofrerá com falta de planejamento.

Diante da importância desse assunto, trazemos este artigo para apresentar as especificidades da contabilidade em um e-commerce, como os regimes tributários mais adequados, as taxas necessárias, contratação de pessoal e planejamento financeiro. Confira!

Quais são as especificidades da contabilidade para loja virtual?

É importante saber que os detalhes a seguir devem ser administrados por um escritório modernizado e que ofereça serviço de contabilidade gerencial. Esse serviço contábil conta com foco no fornecimento de informações estratégicas à empresa, redução de gastos e aumento da performance do e-commerce. Confira como funcionam essas especificidades.

Regime e planejamento tributário

O planejamento tributário, ou elisão fiscal, consiste em um aglomerado de ações que diminuem a quantidade de impostos a serem recolhidos de forma plenamente legal. Na prática, os contadores se valem de benefícios ou omissões legais para alcançar três objetivos:

  • redução do montante a ser recolhido em tributos;
  • eliminação da incidência de um imposto;
  • postergação do pagamento sem que haja incidência de multas.

Uma das ações mais importantes tomadas pelos contadores é a escolha do regime ou enquadramento tributário mais vantajoso para o negócio.

Durante a abertura de uma empresa ou entre seus períodos fiscais, o gestor pode escolher entre diferentes regimes tributários, sendo que os mais comuns para e-commerces são:

  • lucro presumido: presume-se que o negócio reserva uma parte da receita aos lucros e, a partir desse valor, incidem-se os tributos;
  • simples nacional: regime exclusivo para pequenas empresas. As alíquotas são reduzidas e o recolhimento é simplificado.

O contador estudará os tributos e realizará simulações para identificar o regime mais vantajoso e econômico para sua loja virtual.

Registros e taxas necessárias

O processo de abertura de empresa no Brasil não é simples, sendo preciso o apoio de um bom escritório contábil para que tudo seja feito conforme a legislação. Alguns exemplos de taxas, licenças e registros que devem ser obtidos são:

  • alvará de localização e funcionamento;
  • CNPJ;
  • licenças em órgãos fiscalizadores, como vigilância sanitária, IBAMA, corpo de bombeiros etc.;
  • registro na junta comercial ou no registro civil de pessoas jurídicas;
  • registro perante a fazenda estadual ou municipal;
  • registro no INSS.

Contratação de pessoal

Os profissionais contábeis também exercem papel crucial na gestão de pessoal. Eles realizam a folha de pagamento dos colaboradores, permitindo que os gestores saibam quais serão os gastos reais com pessoal e preparem as finanças da empresa. Alguns dos cargos mais comuns nos e-commerces são:

  • analista de recursos humanos: encarregado do recrutamento, treinamento, retenção de talentos etc.;
  • consultor de vendas: apresenta a marca ao cliente e fortalece sua confiança na empresa;
  • analista comercial: analisa e realiza projeções de vendas;
  • analista logístico: administra o transporte, armazenagem e distribuição dos produtos;
  • analista de marketing: elabora a estratégia de marketing da empresa;
  • gerente geral: estrutura estratégias para desenvolvimento da empresa.

Planejamento financeiro

Esse planejamento tem o objetivo de projetar as receitas e despesas da empresa em determinado prazo, possibilitando que o gestor preveja seus gastos, lucros, faturamentos, investimentos etc. Realizar esse plano é fundamental para garantir o sucesso financeiro da organização, mas ele é bastante complexo, extenso e precisa ser revisado constantemente.

As ciências contábeis abrangem um conjunto de técnicas que controlam o patrimônio e as finanças das empresas. Os contadores realizam a previsão de contas, fluxo de caixa, demonstrações de resultado dos exercícios, balanços patrimoniais e mais. Tudo isso permite a criação de um planejamento financeiro mais claro, real e benéfico ao negócio.

O gestor que investe em uma contabilidade para loja virtual obtém diversos benefícios para seu negócio, como a redução legal da carga tributária, regularização da empresa, melhor controle das finanças e muito mais. Entretanto, é preciso encontrar um escritório capaz de satisfazer as necessidades específicas do seu negócio.

Entre agora mesmo em contato conosco para adquirir todos os benefícios dos serviços contábeis e assegurar o desenvolvimento saudável do seu negócio!