Muitos empreendedores dominam a gestão dos negócios, mas acabam se perdendo quando o assunto é a contabilidade. No entanto, essa ciência é de suma importância para todos os empreendimentos; por esse motivo é essencial entender seus conceitos, e é no glossário de contabilidade que você terá acesso aos principais termos contábeis.
Como é a contabilidade a responsável por coletar os dados e transformar em informações, é necessário que todos os gestores tenham o conhecimento das nomenclaturas utilizadas por esse setor, de modo a melhorar a tomada de decisão.
Para facilitar o seu entendimento, neste artigo organizamos um glossário de contabilidade discorrendo sobre 5 termos contábeis. Aprecie a leitura e confira!
1. Ativo Circulante
De forma objetiva, o ativo de uma empresa é representado pelos bens e direitos, e essa conta é separada em duas categorias: circulante e não circulante. O ativo circulante é caracterizado pelas contas de liquidez imediata, ou seja, que são rapidamente transformadas em dinheiro.
Via de regra, o ativo circulante ocorrerá durante o exercício: os 12 meses civis. Com base nos valores que constam no ativo circulante é possível identificar a liquidez do negócio, que indica a capacidade de honrar com suas obrigações financeiras sem comprometer o patrimônio.
2. Balanço Patrimonial
Esse relatório é uma das demonstrações contábeis obrigatórias para as empresas, salvo para o Microempreendedor Individual, que não é obrigado a ter escrituração contábil. No balanço patrimonial estão listados os bens e direitos e todas as obrigações, além do patrimônio.
Esse demonstrativo apresenta aos gestores e usuários externos a situação contábil e econômica do empreendimento. Ele é dividido entre ativo, passivo e patrimônio líquido, e com bases em análises dessas contas é possível identificar o desempenho dos negócios, realizar o planejamento tributário e traçar ações estratégicas.
Ao observar o balanço patrimonial é possível encontrar indicadores determinantes para o futuro dos negócios. Alguns deles são:
- liquidez corrente;
- liquidez seca;
- liquidez imediata;
- liquidez geral.
3. Capital Social
Todo empreendimento, para começar suas atividades, precisa de um capital social, que será o investimento que os sócios farão para organizar tudo necessário enquanto o negócio não gera lucro.
Por meio do plano de negócio, é identificado qual o montante necessário para adquirir os equipamentos e implementos para a abertura da empresa. A partir disso, cada sócio entra com determinado valor, e isso caracterizará sua participação societária no empreendimento.
Vale lembrar que esse capital pode ser formado por recursos próprios, no caso quando cada sócio ingressa com seu próprio dinheiro. Outra forma é utilizando recursos de terceiros, o que significa que será necessário adquirir um empréstimo ou financiamento para investir na empresa.
4. Demonstração do Fluxo de Caixa
Esse relatório é fundamental para identificar as entradas e saídas dos recursos financeiros do empreendimento. Também conhecida do DFC, essa demonstração relata como ocorreu a circulação financeira do negócio, assim como de que maneira eles foram empregados.
Analisando suas informações, é possível identificar a real situação financeira da empresa e quanto ela possui de caixa e equivalentes de caixa, tornando o DFC uma ferramenta estratégia no processo decisório. Além disso, em algumas modalidades empresariais, essa demonstração é obrigatória.
5. Passivo Circulante
O passivo circulante demonstra as obrigações que a empresa possui com terceiros que ocorrerão durante os 12 meses. Entre as principais contas é possível destacar: salários, impostos, fornecedores, aluguéis, empréstimos e financiamentos.
Para verificar se a empresa possui capacidade de cumprir com suas obrigações, é utilizado o ativo circulante dividido pelo passivo circulante. Quando o resultado é positivo, significa que a empresa conseguirá pagar suas obrigações; quando o passivo é maior que o ativo, é um sinal de alerta para os gestores, pois expressa que a empresa deve mais em curto prazo do que sua capacidade de pagamento.
Entender como cada um desses itens afetam os negócios é fundamental para agir estrategicamente. Com o entendimento de cada conta é possível analisar, de forma eficiente, o que ela representa e como aumentar o resultado de cada operação.
Agora que você teve contato com o glossário de contabilidade e os termos contábeis, deixe um comentário no post e diga: em quais termos você ainda tem dúvida?