Contabilidade consultiva: o investimento que você precisa fazer na sua empresa · Blog Progresso Contabilidade

Contabilidade consultiva: o investimento que você precisa fazer na sua empresa

Contabilidade consultiva: o investimento que você precisa fazer na sua empresa

A contabilidade está passando por profundas transformações, e uma delas vai além de guias, escriturações e pagamentos de obrigações. É a chamada contabilidade consultiva, uma área da contabilidade em que a informação é colocada como destaque para a tomada de decisões. E seu negócio só tem a ganhar com isso! O objetivo principal dessa atividade é a aplicação de práticas voltadas para o aprimoramento contábil e operacional de uma empresa, por meio de um atendimento personalizado e do uso da tecnologia. Ou seja, o contador fica muito mais próximo dos clientes e atua de maneira estratégica, racional e planejada. O profissional se torna ainda mais aliado do empreendedor e consegue trazer insights e ideias positivas para o negócio.

Com o serviço de contabilidade consultiva, você consegue entender melhor os números da sua empresa com base na análise de dados e relatórios e, assim, planejar com mais assertividade as estratégias para o crescimento, propondo ações concretas. O analista contábil vai diagnosticar possíveis gargalos antes que se tornem problemas e propor soluções para melhorar a saúde fiscal da empresa, a partir da interpretação dos demonstrativos contábeis e dos dados obtidos nos sistemas.

Algumas vantagens da contabilidade consultiva para sua empresa:

  • Redução de custos.
  • Atendimento humanizado.
  • Otimização de tempo.
  • Inovação (modernizar toda a empresa, com ferramentas e metodologias mais eficientes do que as vistas na contabilidade tradicional).
  • Assertividade e segurança nos processos.
  • Estratégias bem definidas.
  • Eficácia nos processos.

Entre as tarefas assumidas pelo contador consultivo está a identificação de situações de insolvência financeira, cenários para que a falência não ocorra e soluções para que uma empresa consiga gerar mais valor, que vão desde a parte logística, de produção e até a tributária. É de responsabilidade dele, então, fazer a leitura dos dados para entender se estão sendo cumpridas não só as obrigações fiscais do negócio, mas também seus objetivos. É também papel desse profissional indicar alternativas para que uma empresa seja mais lucrativa, assertiva e dinâmica do ponto de vista financeiro e operacional.

Mas é claro, esse profissional irá sempre trabalhar em alinhamento com o seu negócio. Imagine que a parte fiscal é um mapa e você, empresário, sabe onde quer chegar, mas o contador consultivo tem uma bússola apontando qual o caminho mais seguro e assertivo. O processo funciona em conjunto. 

Mais tempo para o gestor focar no negócio

Para realizar uma contabilidade consultiva eficiente, o escritório estabelece metodologias sistematizadas. Com a automação desses processos, contadores e empresas são beneficiadas, pois economiza-se tempo e aumenta-se a produtividade. É a inovação a serviço do contador, do gestor e de seus clientes.

Em suma, a contabilidade consultiva é um serviço customizado, que centrará os serviços a partir das necessidades e das especificidades da sua empresa. Diante disso, é muito importante procurar por profissionais especializados, já que vão analisar dados, registros e movimentações do seu negócio para oferecer as melhores soluções de desenvolvimento. Para isso, é importante que eles entendam e acompanhem o dia a dia empresarial, estabelecendo uma verdadeira parceria com você. A comunicação e a transparência são fundamentais.

Contabilidade consultiva na prática

  • Verificação sistêmica se o faturamento da empresa está dentro do movimento projetado para não ultrapassar o limite do seu regime tributário.
  • Avaliação de gargalos nos centros de custos e despesas, identificando anormalidade, má gestão do fluxo de caixa ou falta de planejamento.
  • Calcular possíveis pontos de melhoria do resultado operacional.  
  • Propor ações de melhoria para que você possa buscar apoio de outros profissionais complementativos, como líderes de formação de equipes, melhorias na divulgação do seu negócio e até revitalização do leiaute da loja. 

Você percebeu que ter o suporte de uma contabilidade consultiva de confiança, com uma equipe composta por profissionais renomados no mercado, como a Progresso Contabilidade, é essencial para quem quer crescer e prosperar. Por aqui, nosso time irá sempre trabalhar para minimizar todo seu tempo gasto em burocracia, para que o empreendedor possa focar os esforços no crescimento da sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os benefícios da contabilidade consultiva.