As cobranças recorrentes são aquelas em que o cliente paga por um produto ou serviço um valor estipulado com um intervalo de tempo predeterminado (ser mensal, trimestral, anual etc.). O montante pode ser cobrado via cartão de crédito, boleto registrado, débito automático ou outras formas de pagamento. Pelo fato de gerar comodidade, tanto para os consumidores quanto para o fornecedor de serviços, vem sendo muito utilizada por startups.
Para isso, é importante que estratégias sejam implementadas nas empresas como forma de efetivar um controle eficiente dessas arrecadações. Então, acompanhe este conteúdo e confira nossas dicas para implantar uma gestão de cobrança recorrente capaz de gerar resultados. Acompanhe!
Estabeleça métricas
As métricas e indicadores são ferramentas de monitoramento eficazes que podem ser utilizados na gestão financeira como forma de entender o funcionamento das entradas e saídas, além de proporcionar dados precisos que contribuirão para tomadas de decisões acertadas.
Todas as operações dentro da startup possibilitam desenvolver ou recuar no mercado, de acordo com a lucratividade e produtividade. No entanto, para que isso aconteça, alguns pontos devem ser avaliados, por exemplo:
- custo de aquisição por cliente (CAC);
- churn rate ― taxa de cancelamento;
- customer lifetime ― tempo de vida do cliente;
- receita recorrente mensal (MRR);
- ticket médio.
Controle os recebimentos
É importante ter um bom controle das assinaturas e recebimentos, além de mapear o processo de pagamento pelo qual os consumidores passam. Para isso, elabore um fluxograma para direcionar e organizar cada fase, além de criar uma regra de cobrança eficaz.
Delegue um responsável para monitorar os pagamentos e acionar os clientes quando a data de pagamento estiver próxima para evitar atrasos, seja por SMS, e-mail, telefone, WhatsApp, entre outros.
Gerencie as inadimplências
A inadimplência pode impactar o caixa de qualquer negócio, por isso, ela deve ser evitada a qualquer custo. Então, esteja sempre ligado quanto aos pagamentos dos clientes, acompanhando de perto a fim de contar a elevação da taxa de inadimplentes, que pode atrasar o recebimento das mensalidades atrasadas. A regra de cobranças e o encaminhamento de mensagens, propostos no tópico anterior, é que vão contribuir nesse processo.
Tente compreender quais são as causas que motivaram a inadimplência e se existe alguma forma de melhorar o gerenciamento desses valores. Ainda, avalie se o preço está adequado aos perfis dos clientes que buscam no negócio a solução para suas demandas.
Automatize os processos
Todas as práticas implementadas precisam da tecnologia para atingir o resultado esperado. Por isso, procure pelas referências no mercado, indicações de clientes antigos, reputação online, funcionalidades, entre outros requisitos, para contar com as ferramentas mais apropriadas para a empresa. Além disso, o fornecedor precisa ter capacidade suficiente para oferecer suporte em toda a etapa de implementação dos sistemas para cobrança recorrente.
Conte com um bom sistema de gestão
Existem softwares e plataformas disponíveis e que oferecem um serviço diferenciado e propiciam diversas vantagens à startup em relação à cobrança recorrente, por exemplo:
- geração de boletos registrados;
- envio de boletos para os clientes;
- flexibilidade de escolha da data de vencimento pelo cliente;
- cobrança automática depois do vencimento;
- sigilo das informações pessoais.
Conseguiu entender como é possível fazer a gestão de cobrança recorrente com eficácia. Além das dicas apresentadas, erros devem ser evitados para não ocorrerem problemas com os clientes, como falta de controle dos pagamentos, cobranças indevidas etc. Nesse caso, você conta com a Progresso Contabilidade, que sempre se preocupa em entender bem o negócio dos clientes e propor as medidas mais adequadas em soluções fiscais, contábeis, legalização de empresas, e muito mais.
Precisa de ajuda para gerenciar as questões financeiras do seu negócio? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!