Assim como o consumidor possui uma quantidade considerável de direitos garantidos pela lei, os empresários também possuem sua proteção jurídica. Portanto, não é preciso ficar receoso na hora de cobrar clientes inadimplentes.
Se existe um acordo criado entre ambos, e o consumidor não cumpriu a sua parte, a empresa está no seu direito de exigência. Até porque o atraso na entrada de capital financeiro esperado pode acarretar prejuízos consideráveis, ainda mais para pequenas e médias empresas.
O diferencial está na abordagem e no tratamento durante esse processo: a discrição e a cordialidade devem ser pontos constantes em toda a operação.
Para ajudar gestores e empresários que estão em situações semelhantes, veremos, a seguir, 6 dicas para realizar cobranças à clientes inadimplentes. Continue a leitura!
1. Não constranja os seus clientes
Essa pode parecer uma dica óbvia, porém, o constrangimento pode acontecer sem que uma das partes perceba. A verdade é que ninguém gosta de ser cobrado, e só o fato de ser abordado por essa razão pode causar um desconforto.
Então, sempre mantenha a cortesia e o respeito. Até porque o objetivo geral é que os clientes saldem as dívidas, mas continuem a consumir produtos da sua empresa ou marca.
2. Facilite as formas de pagamento
O objetivo é receber o pagamento. Se o cliente não consegue se dirigir ao local de pagamento, desenvolva estratégias para facilitar o recebimento do valor da dívida.
Uma dica muito importante nesse quesito é dar a possibilidade para emissão da fatura via e-mail, além de trabalhar com todas as modalidades possíveis de pagamento com cartão de crédito.
3. Certifique-se de que a sua equipe esteja devidamente orientada
É de vital importância o conhecimento sobre o Código de Segurança do Consumidor. O desconhecimento acerca do que é defendido por ele pode transformar a cobrança em uma possível ação na justiça por parte do cliente.
Treine sua equipe de vendas e cobranças, focando na gentileza e sutileza que precisam existir nesse tipo de abordagem.
4. Busque negociar sempre
A equipe precisa estar preparada para todos os casos na hora de cobrar clientes inadimplentes, até mesmo naquelas situações em que o boleto já venceu há muito tempo e o risco de a empresa não receber o dinheiro é muito grande.
É necessário ter o conhecimento para mediar acordos, sem precisar de ações judiciais para começar a receber o dinheiro, pois, além de demorado, os custos de um processo como esse podem não compensar.
5. Monte um cadastro de clientes
Essa é uma ação simples, porém bastante eficaz para não ser pego desprevenido por inadimplência de clientes. Construa um cadastro com todos os seus consumidores e enfatize a pontualidade nos pagamentos de cada um.
Dessa forma, você consegue identificar os bons pagadores e aqueles que repetidamente têm dificuldade para efetuar o pagamento nas datas preestabelecidas. Essa estratégia funciona também para premiar com promoções e descontos os clientes que quitam suas dívidas antecipadamente.
6. Utilize uma empresa de cobrança
Utilizar uma empresa traz algumas vantagens: ela possui grande estrutura tecnológica, equipe especializada e expertise. Além disso, consegue acompanhar facilmente todo o processo por meio de indicadores e relatórios.
Em termos de custos, você não precisa ficar preocupado com encargos trabalhistas, ações judiciais ou investir em equipamentos e softwares.
Cobrar clientes inadimplentes não é fácil, mas siga as nossas dicas e certamente vencerá esse desafio, aumentando o seu faturamento, retendo clientes e reduzindo custos.
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