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Pesquisa de mercado: Você realmente sabe a importância?

Conhecer as oportunidades e desafios de um negócio, antes mesmo de tirá-lo do papel, é uma excelente opção para evitar fracassos e prejuízos no futuro. Nesse cenário, a pesquisa de mercado se mostra cada vez mais importante para as empresas.

Essa ferramenta auxilia no conhecimento de mercado, público-alvo, análise da concorrência e muitos outros fatores. Ao fazer as perguntas certas, os empreendedores conhecem o caminho que devem tomar e baseiam suas decisões em dados confiáveis e seguros.

Contudo, para que isso aconteça é preciso ter cuidado ao elaborar uma pesquisa de mercado. Os questionamentos devem abordar alguns aspectos importantes sobre o negócio. Vamos tratar de alguns deles a seguir. Veja só!

Visão geral do mercado e do negócio

A pesquisa de mercado começa com uma descrição geral do nicho onde a empresa está inserida. Nessa etapa é importante frisar todos os pontos que afetam o empreendimento de alguma forma.

Para isso, pode ser usada a pesquisa primária feita pela própria empresa e também a secundária, que se vale de dados e informações baseadas em fontes mais confiáveis, como o IBGE, por exemplo.

O fator mais importante nessa fase é conhecer uma fotografia geral do mercado, incluindo detalhes de localização do empreendimento, preço médio, demanda pelo produto/serviço oferecido, e assim por diante.

Pesquisa da concorrência

O conhecimento é muito valioso no mundo empresarial, principalmente quando essas informações podem colocá-lo à frente dos seus concorrentes. Por esse motivo, pesquisar a concorrência direta e indireta do negócio também é um passo indispensável para a saúde da empresa.

Compreender como outras empresas semelhantes à sua estão atuando é excelente para aprender com os erros alheios ou aproveitar oportunidades esquecidas. Nesse estágio da pesquisa de mercado pode ser descoberto, por exemplo, um diferencial ou novo posicionamento para a empresa adotar.

Assim, as suas chances de sucesso no mercado aumentam consideravelmente, especialmente quando falamos em inovação.

Dados quantitativos e qualitativos

Os dados obtidos durante a pesquisa devem ser confiáveis e bem próximos da realidade. Além de usar informações de fontes seguras com a pesquisa secundária, é preciso que o que foi coletado seja analisado de forma imparcial e objetiva.

A melhor maneira de conseguir resultados satisfatórios em uma pesquisa de mercado é obtendo informações qualitativas e quantitativas. A primeira analisa aspectos como opinião do cliente, satisfação e outros fatores não numéricos. Já a segunda capta dados em números reais que podem ser facilmente mensurados e comparados.

Ao basear sua pesquisa nesses dois modelos de dados fica mais fácil validar as informações e confiar nelas. Afinal de contas, o maior objetivo do estudo de mercado é justamente reunir o maior número de conhecimento sobre o negócio.

Uma boa análise de mercado é útil para planejar o negócio ou lidar com questões de expansão e validação do empreendimento. Mas, para que isso aconteça, é preciso fundamentar suas decisões em informações precisas. Caso contrário, toda a empresa pode ficar comprometida.

Em razão disso, a pesquisa de mercado deve ser feita em todas as empresas, independentemente do tamanho da organização ou nicho em que atua. Além disso, quando necessário, o empreendedor pode contar com empresas especializadas para esse estudo.

Você já fez uma pesquisa de mercado em seu negócio? Se quiser ficar por dentro de todas as novidades sobre esse assunto, assine a nossa newsletter.

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Contador e empresário há 27 anos no setor, tem como principal característica, a inovação e a transformação da prestação de serviços contábeis, com foco no resultado de seus clientes. Transformador, investe em infraestrutura, na valorização de sua equipe e no desenvolvimento de novas tecnologias, valorizando a mente, a gestão e os resultados de todos os envolvidos, equipe, clientes e fornecedores.

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