problemas de fiscalização

Receita Federal: como evitar problemas de fiscalização na sua empresa

Para evitar problemas de fiscalização empresarial é de suma importância que os processos contábeis sejam impecáveis. A contabilidade é o setor mais complexo dentro de um negócio, pois nada deve ser negligenciado, caso contrário a imagem da empresa pode ser denegrida.

As questões contábeis e fiscais costumam ser muito complexas, por isso é sempre importante ter total conhecimento para evitar equívocos que podem provocar sérios aborrecimentos dentro do empreendimento.

Pensando em ajudar a sua empresa, escrevemos este artigo mostrando o que deve ser feito para evitar que você seja pego de surpresa e tenha problemas de fiscalização no seu negócio. Vem conferir!

Mantenha uma gestão ativa

Primeiramente, é importante que a empresa adote uma gestão ativa, onde todos os processos devem ser realizados de maneira constante e eficiente. Isso vai ajudar você a passar pela fiscalização empresarial sem transtornos.

Para isso, é importante acompanhar as leis brasileiras — que mudam frequentemente —, com o intuito de manter as suas obrigações fiscais em dia.

Outro ponto importante é elaborar um plano fiscal e tributário, com o objetivo de identificar, prioritariamente, as ações futuras, a fim de possibilitar que erros e riscos sejam previstos, para poder corrigi-los antecipadamente.

Esteja sempre preparado para receber um fiscal

A principal atitude para evitar problemas de fiscalização empresarial é manter todos os seus processos em ordem — principalmente a emissão de notas fiscais, pois nem sempre é possível prever uma fiscalização.

A falha na gestão pode acarretar graves problemas, como o pagamento de multas, que podem comprometer o seu orçamento, pois seus valores costumam ser bem elevados.

Com a sua contabilidade em ordem, você não precisará se preocupar com as fiscalizações surpresa, pois estará preparado para qualquer situação.

Emita notas fiscais corretamente

Algumas empresas acabam deixando de emitir suas notas fiscais, muitas vezes por falta de conhecimento dos riscos ou, até mesmo, por não entender a sua importância dentro do negócio.

A nota fiscal comprovará que o seu empreendimento está com os tributos em dia, melhorando a sua imagem e relação com fornecedores e bancos.

Em relação à fiscalização, a emissão correta da nota fiscal é importante para que o seu negócio não seja acusado de sonegação. As penalidades da lei, para quem sonega, podem ser desde o pagamento de multas até a prisão do empreendedor.

Cuide da escrituração contábil

Os registros das informações fiscais e contábeis de sua empresa devem ser devidamente escriturados, em seus respectivos livros. Todas as receitas, despesas, investimentos e transações devem ser anotados.

Para isso, é importante que você conte com o auxílio de um sistema de gestão que proporcione relatórios, gráficos e dados precisos. Por meio dele, também será possível realizar a abertura de livros e, assim que encerrados, você pode imprimi-los e guardá-los em um local adequado.

Tenha o acompanhamento constante de um escritório contábil

Nem sempre o empresário tem conhecimento completo sobre os processos contábeis de sua empresa. Isso acontece porque a contabilidade é cheia de questões burocráticas que só podem ser entendidas por um profissional da área.

Por isso, é de suma importância que você contrate um escritório contábil competente, que auxilie na resolução dos seus problemas.

Sem ajuda de um profissional, você corre o risco de se perder em meio aos documentos fiscais da sua empresa, cometendo equívocos que podem ser considerados desastrosos para o seu negócio.

Os processos fiscais e contábeis de uma empresa devem ser levados com muita seriedade. Qualquer deslize pode ser caracterizado como sonegação, e você, como proprietário, pode ter muitos transtornos até solucionar o problema.

Portanto, para evitar problemas de fiscalização empresarial, siga os passos essenciais apresentados neste artigo e não tenha problemas com a Receita Federal.

Restou alguma dúvida ou tem algo a acrescentar? Então deixe seu comentário!

Facebook Comments

Contador e empresário há 27 anos no setor, tem como principal característica, a inovação e a transformação da prestação de serviços contábeis, com foco no resultado de seus clientes. Transformador, investe em infraestrutura, na valorização de sua equipe e no desenvolvimento de novas tecnologias, valorizando a mente, a gestão e os resultados de todos os envolvidos, equipe, clientes e fornecedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *