Quais obrigações fiscais que a sua empresa pode terceirizar? · Blog Progresso Contabilidade

Quais obrigações fiscais que a sua empresa pode terceirizar?

Nesse artigo explicamos tudo sobre obrigações fiscais e tributárias da sua empresa!

Quais obrigações fiscais que a sua empresa pode terceirizar?

Um dos maiores desafios para um empreendedor é lidar com as obrigações fiscais e tributárias de sua empresa. Isso é devido ao fato de que a legislação brasileira sobre o assunto é muito complicada.

Há vários tributos, contribuições,  documentos, guias, isenções entre outros elementos das normas fiscais que se operam com suas próprias regras, prazos, formas de declaração etc. Além disso, as leis se alteram constantemente, surgindo a necessidade de que o empresário faça um estudo contínuo sobre o assunto .

Mas existe uma simples solução para esse problema: a terceirização das obrigações fiscais para uma empresa contábil. Neste artigo, explicamos quais são os benefícios de fazê-la e após isso, listamos especificamente quais obrigações podem ser terceirizadas. Confira!

Por que devo terceirizar as obrigações fiscais?

É inviável exigir que o administrador tenha o mesmo conhecimento de um profissional contábil. Além disso, também não se pode exigir que dedique anos de sua vida ao estudo das normas tributárias e fiscais, afinal, ele deve gerir seu negócio.

A partir dessa lógica, a terceirização das obrigações fiscais permite que ele mantenha o foco na sua atividade principal. Além disso, a companhia arcará com menos despesas, pois há eliminação de falhas na contabilização de tributos e execução das obrigações, fazendo com que os pagamentos de multas por irregularidades sejam nulas.

Outra vantagem é a economia com pessoal: você arcará apenas com a mensalidade contratada, com essa terceirizada, não havendo despesas com salário, FGTS, 13º, INSS, férias, entre outros encargos trabalhistas e previdenciários.

Quais obrigações podem ser terceirizadas?

As obrigações fiscais forçam a cumprir disposições e normas impostas pela legislação comercial, Ministério do Trabalho e Previdência Social, Fisco Federal entre outros órgãos. Confira alguns desses ônus:

Folha de pagamento

Além de ser obrigado a pagar os salários dos funcionários, a companhia também precisar calcular e estruturar a folha de pagamento. Esse é um documento que comprova que o pagamento regular da remuneração dos colaboradores e o recolhimento dos impostos, INSS e verbas trabalhistas foram realizados corretamente.

Recolhimento de fundo de garantia

O recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGST) consiste em uma parcela do salário do trabalhador que deve ser recolhido e depositado pelo empregador. Os depósitos são mensais e devem ser realizados em uma conta própria. Esse ato pode ser delegado a uma empresa de contabilidade, livrando o empreendedor de mais um trabalho.

Apuração de tributos

Em nossa legislação tributária existe uma ampla gama de impostos, taxas e contribuições, cada um com suas próprias alíquotas, bases de cálculo e forma de recolhimento. Conhecer todo o assunto é inviável para o gestor que não é especialista na área.

Entretanto, apurar e recolher os tributos são uma das funções dos contadores. Por essa razão, contratar uma agência especializada no setor é a melhor saída para que a obrigação seja feita conforme a lei.

Fluxo de registro de funcionários

Fornecer informações sobre o registro de funcionários também é uma das obrigatoriedades de uma companhia. O administrador deve manter um livro onde informa todo o fluxo de contratação e dispensa do funcionário, como também fazer com que essas informações sejam levadas ao fisco.

Os contadores sabem exatamente como executar essa tarefa, inclusive no novo sistema de escrituração eletrônica.

São inúmeras as obrigações fiscais de uma pessoa jurídica. Exigir que o administrador as execute integralmente o desvinculará completamente de sua atividade foco. Porém, com a leitura desta publicação, esperamos que você saiba exatamente como acabar com toda essa burocracia com a terceirização do setor contábil.

Quer ter a certeza de que sua empresa estará sempre regular perante o fisco e ainda reduzir suas despesas? Entre em contato conosco e receba todo o suporte necessário para isso!