diferenças entre impostos

Quais as diferenças entre impostos federais, estaduais e municipais?

Quem é proprietário de uma empresa, de média ou de pequeno porte, sabe que é muito comum confundir os tipos de impostos, principalmente os federais, estaduais e municipais.

É importante entender as diferenças entre impostos. Afinal, boa parte do seu faturamento será inevitavelmente utilizado para cumprir com essas obrigações fiscais.

Para ajudar você a conhecer os principais tipos de impostos federais, estaduais e municipais que a sua empresa precisa pagar, preparamos este artigo. Confira!

Quais as diferenças entre impostos e tributos?

Antes de tudo, você sabe a diferença entre os dois termos? No âmbito empresarial, é comum que eles sejam confundidos. Apesar de serem tratados como sinônimos possuem significados distintos.

Por definição, tributo é o termo geral que classifica todas as vertentes de contribuições, como:

  • impostos;
  • taxas;
  • contribuições sociais;
  • contribuição de melhoria;
  • empréstimos compulsórios.

Como os impostos pagos pelas empresas são divididos?

Os  impostos que uma empresa precisa pagar são classificados em três esferas: federal, estadual e municipal.

Lidar com tantos tipos de impostos pode ser complicado, principalmente se você não conta com nenhuma assessoria contábil, mas existem maneiras de estar sempre em dia com o fisco.

Uma forma de auxiliar você na quitação das alíquotas federais, estaduais e municipais é o Simples Nacional. Com ele, a sua empresa terá condições de se organizar e manter suas obrigações fiscais em dia.

Quais os principais impostos federais pagos por uma empresa?

Dentre os tipos de impostos, os federais são aqueles que demandam maior atenção. Confira os principais:

IRPJ (Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas)

O pagamento desse tipo de imposto é de caráter obrigatório, incidindo sobre o lucro de qualquer empresa. Pode ser declarado anual ou trimestralmente.

CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)

A contribuição para esse tipo de imposto ocorre sobre o lucro líquido, antes do pagamento do imposto de renda. Sua quantia arrecadada é destinada ao financiamento da seguridade social.

FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)

Talvez seja o tipo de imposto mais conhecido entre os trabalhadores. Afinal, ele incide sobre um percentual do salário de cada empregado. O percentual é medido sobre a alíquota de cada empresa.

INSS (Instituto Nacional de Seguro Social)

Assim como o FGTS, outro imposto bem conhecido entre os trabalhadores é o INSS. Sua contribuição previdenciária é destinada aos diretos da aposentadoria e também auxilia em caso de doença.

E os impostos estaduais, a quais se deve estar atento?

Diferentemente dos impostos federais a que uma empresa está sujeita, os impostos estaduais possuem uma cartela bem reduzida. Observe a seguir!

ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)

Dentre os impostos estaduais com os quais a sua empresa vai contribuir, o ICMS possui a maior participação.

Trata-se da contribuição sobre a circulação de cada mercadoria interestadual ou intermunicipal. Declará-lo é fundamental, ou as suas mercadorias serão confiscadas!

IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)

Você pensou que o IPVA não era cobrado das empresas? Ou possuía outro nome? Não. Esse tipo de imposto é cobrado sobre os veículos de qualquer pessoa, seja física, seja jurídica.

Deve-se preocupar também com os impostos municipais?

Os impostos municipais são os mais voláteis entre todos. Os seus pagamentos sempre variam de acordo com cada município. Você precisa estar atento quanto a essas variações.

O principal imposto cobrado pelos municípios é o ISS (Imposto sobre Serviços). Ele incide sobre a prestação de qualquer serviço executado.

Cada município possui um jeito diferente de recolher esse imposto — uns preferem recolher a cada serviço prestado, outros fazem isso anualmente.

Se você gostou do conteúdo sobre diferenças entre impostos, obtenha mais informações como estas! Curta a nossa página no Facebook e mantenha-se sempre atualizado!

Facebook Comments

Contador e empresário há 27 anos no setor, tem como principal característica, a inovação e a transformação da prestação de serviços contábeis, com foco no resultado de seus clientes. Transformador, investe em infraestrutura, na valorização de sua equipe e no desenvolvimento de novas tecnologias, valorizando a mente, a gestão e os resultados de todos os envolvidos, equipe, clientes e fornecedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *