Reduzir custos

Reduzir custos da sua empresa? Descubra 6 formas simples de otimizar os gastos

A redução de custos nas empresas pode ser atingida pela aplicação inteligente de recursos. Para cumprir essa tarefa eficientemente não é necessário que você gaste muito tempo ou tenha que fazer um esforço hercúleo.

Neste artigo, selecionamos para você as melhores práticas que, se aplicadas em seu negócio, auxiliarão a economizar e a otimizar os seus gastos. Boa leitura!

1. Elimine despesas desnecessárias

Assegure-se de ter controle total sobre o seu orçamento. O seu planejamento financeiro deve mostrar todos os custos necessários para operar o negócio. Dessa forma, será mais fácil identificar e eliminar gastos desnecessários.

A maior parte dessas despesas são puramente impulsivas, fazendo você pensar que são importantes para os seus processos internos, quando, na realidade, não são. Diante de cada gasto previsto, pergunte-se:

  • isso ajudará a reduzir custos ou a aumentar os lucros?
  • Quais os benefícios que recebo ao manter essa despesa?
  • Realmente preciso disto agora?

2. Construa relacionamentos fortes com seus fornecedores

Bons relacionamentos são cruciais no mundo dos negócios. Como empreendedor, você deve estabelecer fortes vínculos com seus fornecedores — o efeito positivo dessa abordagem poderá ser sentido a longo prazo, à medida que surgirem novas oportunidades de descontos e, consequentemente, reduções significativas de custos.

3. Considere comprar no atacado

Conforme seu negócio cresce, a tarefa de supervisioná-lo em todos os aspectos se torna ainda mais indispensável. Avalie se comprar grandes quantidades de materiais no atacado é mais vantajoso, em termos de custo, do que ir comprando aos poucos somente o que for necessário a cada momento.

Na maioria das vezes, comprar em grandes quantidades ajuda a reduzir os custos, pois pedidos em massa conseguem maiores descontos.

4. Monitore seu estoque

Se você está interessado em operar um negócio bem-sucedido, então deve se habituar a fazer verificações periódicas em seu estoque. Dessa forma, você sempre estará ciente de seus níveis de armazenamento e da necessidade de repor ou não os seus produtos.

Além disso, essa atitude garante que você não compre nada além do que realmente precisa e evite que haja furtos ou desvios de produtos armazenados.

5. Não desperdice tempo

No mundo dos negócios, o tempo é realmente um ativo de alto valor. Desperdiçá-lo pode levar a aumentos de despesas relacionados ao pagamento de horas extras a funcionários, produtos parados no estoque e investimentos com baixo retorno.

Certifique-se de sempre gerir seu tempo de forma inteligente e estimule seus colaboradores a evitar a procrastinação e melhorar a produtividade do trabalho, aperfeiçoando, consequentemente, o atendimento ao cliente.

6. Diminua a utilização de impressos

O custo do papel, da tinta da impressora, dos envios e recebimentos postais podem parecer mínimos ao primeiro olhar. No entanto, quando avaliados em perspectiva, é possível perceber o grande impacto que causam no orçamento de uma empresa.

Diminua a utilização de papel, imprimindo apenas o que for absolutamente necessário. Além disso, fazer e receber pagamentos pela via digital e arquivar na nuvem todos os documentos e arquivos importantes, estão entre as formas mais usadas para a redução de custos nas empresas.

Gostou do nosso artigo? Quais ações você tem realizado para reduzir custos na sua empresa? Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua experiência!

Facebook Comments

Contador e empresário há 27 anos no setor, tem como principal característica, a inovação e a transformação da prestação de serviços contábeis, com foco no resultado de seus clientes. Transformador, investe em infraestrutura, na valorização de sua equipe e no desenvolvimento de novas tecnologias, valorizando a mente, a gestão e os resultados de todos os envolvidos, equipe, clientes e fornecedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *