Principais termos contábeis? Conheça o Guia Rápido da Contabilidade! · Blog Progresso Contabilidade

Principais termos contábeis? Conheça o Guia Rápido da Contabilidade!

termos contábeis

Principais termos contábeis? Conheça o Guia Rápido da Contabilidade!

Quem tem uma empresa se depara com termos contábeis diariamente. Alguns são mais corriqueiros e conhecidos, mas outros são mais específicos — e podem ser confundidos. O fato é que todo empreendedor precisa buscar entender o que eles significam.

Continue com a gente e saiba o que significam os 10 termos que você mais verá na contabilidade do seu negócio:

Amortização

De maneira simplificada, é o pagamento de uma parte ou do total de uma dívida.

Por exemplo: quando um empréstimo bancário é feito e duas parcelas são pagas, esse valor é amortizado da dívida.

Ativo

É a parte positiva do Balanço Patrimonial, contendo os bens e direitos da empresa — como contas a receber, bens do patrimônio e saldos de caixa e contas bancárias.

Balanço Patrimonial

Essa demonstração contábil revela o resultado patrimonial da empresa para o período de emissão, geralmente anual.

Além do ativo que citamos acima, leva em conta o passivo da empresa e — na relação entre ambos os grupos — exibe o patrimônio líquido que a empesa tem.

Conta contábil

Uma conta contábil é um elemento que representa uma movimentação da empresa, utilizada para lançamento dele na escrituração contábil.

Por exemplo: “despesas com marketing” precisa ser uma conta contábil do plano de contas, que explicaremos a seguir, caso o negócio invista em marketing. Assim, quando a conta é utilizada na escrituração contábil, ela registra o investimentos feito em marketing pelo negócio.

Exercício social

O exercício social de uma empresa é o período utilizado por ela para a consolidação de suas demonstrações contábeis e financeiras.

Os termos contábeis “exercício social” e “exercício fiscal” muitas vezes são confundidos ou tidos como a mesma coisa, mas são diferentes. O fiscal no Brasil vai de janeiro a dezembro, como normalmente as empresas mantêm seus exercícios sociais. Porém, por algum motivo o negócio pode escolher por um exercício social distinto.

Fato gerador

É o que provoca alguma ocorrência fiscal ou contábil.

Por exemplo: a venda é um fato gerador tanto de imposto quanto de lançamento de uma receita. Já a compra de estoque ou material que dê direito a crédito fiscal é o fato gerador do crédito lançado e utilizado na apuração de impostos como dedução.

Livro Diário

Entre vários elementos, este é um dos obrigatórios da escrituração contábil, que serve para registrar todos os lançamentos contábeis feitos em determinado período de operação.

Passivo

É a parte negativa do Balanço Patrimonial composta pelas obrigações, como contas a pagar e impostos e pelo patrimônio líquido.

Apesar de o patrimônio líquido ser algo positivo, ele é alocado dentro do passivo por ser uma obrigação do negócio devida a seus sócios.

Além disso, como em teoria o ativo é sempre maior do que o passivo — e os totais de ambos na demonstração devem ser iguais —, o patrimônio líquido equilibra os valores, pois é a exata diferença entre os grupos positivo e negativo do Balanço.

Plano de contas

É o conjunto de grupos e contas contábeis necessários à elaboração da escrituração contábil do negócio

No plano, os grupos são ativo, passivo e de receitas e despesas. E dentro deles há as contas contábeis, separadas conforme os grupos às quais pertences. Enquanto a contábil “veículos” pertence o ativo porque registra um patrimônio, a “vendas” ou “serviços prestados” fica no grupo de receitas e despesas por ser uma receita.

Provisão

Provisionar uma conta a pagar ou receber é lançar um direito ou uma obrigação na contabilidade para, posteriormente, ela ser realizada e zerada.

Por exemplo: quando se paga uma nota fiscal em três faturas, o valor total da nota é provisionado, registrando a obrigação a pagar. Depois, quando as faturas são quitadas, o valor de cada uma delas é lançado como pago e a dívida vai sendo reduzida até que não exista mais — e apenas fique lançada uma obrigação paga.

Agora que você está mais familiarizado com termos contábeis, assine a nossa newsletter para receber em seu e-mail mais conteúdo útil para a gestão da sua empresa.