Bom atendimento: Saiba como ajuda na retenção de clientes · Blog Progresso Contabilidade

Bom atendimento: Saiba como ajuda na retenção de clientes

Bom atendimento

Bom atendimento: Saiba como ajuda na retenção de clientes

Você sabia que o bom atendimento é um dos principais pontos para a fidelização dos fregueses?

Na verdade, pesquisas apontam que o consumidor prefere pagar mais para ter um bom atendimento do que um bom produto. Isso significa que para reter clientes é necessário concentrar-se na melhoria do serviço.

Esse fenômeno é visto muito além dos consumidores: grandes empresas, cada vez mais, têm investido na experiência do cliente e no aperfeiçoamento do atendimento. Esse campo deixou de ser uma prática isolada e tornou-se o diferencial competitivo de grandes marcas.

O que é o bom atendimento?

O bom atendimento não é apenas recepcionar o cliente e responder às suas perguntas. Muito além disso, o atendimento que atinge a excelência busca permitir ao consumidor imergir na experiência da conversa.

Logo, o bom atendimento consiste em auxiliar o cliente na busca da solução desejada, permitindo-lhe a satisfação de suas dúvidas e necessidades. Tudo isso deve estar envolto em uma relação objetiva e simpática.

Agora que já sabemos como é um bom atendimento precisamos entender como fazê-lo. Vamos lá?

Seja simpático

A primeira impressão conta muito. Quem está em contato direto com a clientela precisa ser simpático a todo momento. A visão de um atendente grosso, nervoso ou sem vontade de trabalhar pode impactar muito negativamente na experiência do cliente.

Tenha prazer em servir

A ideia é trabalhar gostando do que faz. Isso significa sempre levar um sorriso no rosto e a frase “Em que posso ajudar?”.

É importante, nesse caso, que a recompensa por fazer um bom atendimento seja o serviço bem executado e não os bônus, a venda ou outras regalias.

Saiba se comunicar

Cada cliente é diferente do outro. A individualidade é uma característica que marca a raça humana.

Por esse motivo, é sempre importante escutar a forma como o freguês se comunica para que você possa falar com ele exatamente na mesma linguagem.

Seja objetivo

Ser simpático não é sinônimo de ser prolixo. É preciso recepcionar o cliente bem, mas também responder às questões que ele impõe.

Seja educado e simpático, mas não desvie o foco da conversa e tente resolver todas as dúvidas e problemas do consumidor.

Garanta que o problema será resolvido

Uma prática comum de algumas empresas, e que causa transtorno ao cliente, é jogá-lo de um lado para o outro sem dar uma solução para o problema. É de suma importância, para garantir um bom atendimento, que o cliente seja acompanhado do início ao fim até que adversidade seja resolvida.

O bom atendimento é uma ótima prática para reter clientes, desde que seja bem executado. O grande problema é que requer constante vigilância, treinamento e muito empenho. Contudo, como resultado de todo esse trabalho, é uma ótima forma de fidelizar clientes e até mesmo de conseguir novos fregueses.

Isso é o que tínhamos para falar com você sobre como o bom atendimento ajuda na retenção de cliente. Gostou do texto? Quer mais informações assim? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro das novidades!