Auditoria interna

Auditoria interna: afinal, por que é tão importante para minha empresa?

Independentemente do porte da sua empresa e segmento em que ela atua, ter um melhor controle sobre as ações e informações geradas será fundamental para construir um diferencial competitivo forte, se destacar no mercado e crescer de forma sustentável. Mas, afinal, qual a importância da auditoria interna nessa fase?

Basicamente, tem tudo a ver com o processo. Afinal, é ela que possibilitará a descoberta de falhas operacionais e as oportunidades de melhorias para o negócio. Você ainda não faz uma auditoria interna na sua empresa? Veja a partir de agora, em detalhes, por que ela é tão importante para a sua empresa:

Potencializa a gestão de riscos da empresa

Grande parte das empresas brasileiras está exposta a riscos como fraudes, erros de registros, ineficiências operacionais e inúmeras irregularidades. Tudo isso pode ser cometido justamente por quem mais deveria combatê-los: gestores, colaboradores, fornecedores etc.

Isso faz da gestão contábil uma estratégia fundamental para o processo de auditoria interna e, se ela não for considerada, esses problemas podem ficar cada vez mais difíceis de serem detectados com precisão, gerando danos ao patrimônio e acarretando graves penalidades aplicadas pelos órgãos fiscalizadores.

Por outro lado, uma auditoria interna pode ajudar a resolver esses problemas, identificando lacunas não preenchidas nos processos, o que anularia as facilidades para as ações fraudulentas dentro da empresa, diminuindo consideravelmente o índice de erros.

Promove melhores práticas de governança

Outro ponto que eleva a importância da auditoria interna na empresa é o fato de que ela avalia se o padrão de trabalho adotado está sendo cumprido pelos gestores e colaboradores de todos os departamentos.

De fato, é comum ver gestores departamentais e seus colaboradores desrespeitando e mudando certas normas, diretrizes e outras determinações impostas sobre o comportamento ideal e metodologias que devem seguir. Esse descumprimento de ordens pode colocar em risco o desempenho do setor e afetar os resultados de toda a empresa.

No entanto, com uma auditoria interna periódica, esses desvios de conduta serão facilmente descobertos, garantindo a credibilidade e transparência nas atividades desempenhadas pela empresa.

Gera melhorias nos processos internos

Por meio de uma auditoria interna profissional é possível identificar as conformidades e, principalmente, as não conformidades, ajudando os gestores a descobrirem mais facilmente o que pode ser melhorado para agregar competitividade ao negócio.

Isso inclui meios de reduzir os desperdícios de recursos, aumentar a produtividade com qualidade e reduzir o tempo de produção, por exemplo. Dessa forma, as operações são otimizadas com metodologias e tecnologias que figuram entre as melhores práticas do momento.

Ou seja, além de monitorar o respeito às normas e padrões por seus gestores e colaboradores, a auditoria interna avaliará se é necessário mudar algum desses procedimentos para melhorar ainda mais o nível de eficiência das atividades.

A ideia é que após a primeira auditoria interna na empresa, ela passe a atuar mais no sentido de prevenção do que de correção das falhas processuais, figurando uma atividade com grande foco no controle e trazendo mudanças significativas para o negócio ao longo do tempo.

Vale ressaltar que a auditoria interna possui um nível estratégico muito elevado e exige um grau de know-how (especialização) bem alto de quem vai colocá-la em prática. Por isso, busque apoio profissional. Assim, você terá a visão de um especialista de fora, que apresentará soluções adequadas para melhorar a gestão do seu negócio.

Agora que você já sabe da importância da auditoria interna para a sua empresa, não perca mais tempo. Coloque-a em prática ainda hoje e eleve o nível de eficiência do seu negócio.

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Contador e empresário há 27 anos no setor, tem como principal característica, a inovação e a transformação da prestação de serviços contábeis, com foco no resultado de seus clientes. Transformador, investe em infraestrutura, na valorização de sua equipe e no desenvolvimento de novas tecnologias, valorizando a mente, a gestão e os resultados de todos os envolvidos, equipe, clientes e fornecedores.

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