Assessoria contábil: como funciona e quais seus benefícios? · Blog Progresso Contabilidade

Assessoria contábil: como funciona e quais seus benefícios?

Assessoria contábil

Assessoria contábil: como funciona e quais seus benefícios?

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos empreendedores, mas, além dos aspectos operacionais do cotidiano da empresa, é preciso estar atento à importância das questões contábeis e financeiras, o que não é uma tarefa fácil. Para que você consiga tomar as melhores decisões para o seu negócio, é essencial contratar uma boa assessoria contábil.

Neste artigo, você vai entender o que é esse tipo de serviço, seu funcionamento prático e quais são os principais benefícios garantidos ao seu negócio. Durante a leitura você entenderá como essa assessoria pode alavancar o crescimento da organização e garantir a sua continuidade no mercado.

O que é e o que faz uma assessoria contábil?

De forma geral, a assessoria consiste na assistência constante que é fornecida por um profissional especializado em uma determinada área de conhecimento. Seu objetivo é fornecer auxílio técnico ao empreendedor no desenvolvimento de projetos, execução de atividades, identificação de problemas e melhoria dos processos.

A assessoria contábil é um serviço que visa aprimorar e manter a saúde financeira e burocrática de seu negócio. O dever da assessoria é verificar e interpretar os fatos ocorridos no cotidiano da empresa para orientar o gestor sobre assuntos fiscais, contábeis, trabalhistas e previdenciárias.

Trata-se de um serviço altamente especializado que pode ser realizado por um profissional com CRC ou por um escritório de contabilidade. Alguns exemplos de atividades prestadas pelos assessores são:

  • constituição, abertura e encerramento da empresa;
  • legalização da empresa;
  • alterações contratuais;
  • adequação fiscal;
  • emissão de relatórios gerenciais para melhorar a tomada de decisão dos gestores;
  • processamento da folha de pagamento;
  • controle contábil, realizando previsão orçamentária anual e estimando lucros ou prejuízos;
  • elaboração de balancetes, balanços patrimoniais e outros documentos contábeis.

É relevante distinguir esse conceito da consultoria pelo fato de que, apesar de também ser exercido por profissionais do ramo e identificar problemas do negócio, o consultor apenas sugere soluções ao empreendedor e não atua diretamente nas suas atividades.

Outra diferença consiste no fato de que a consultoria não presta suporte contínuo ao negócio, sendo necessário contratar novamente o serviço todas as vezes que o gestor precisa dele.

Quais as vantagens de uma assessoria contábil?

A assessoria contábil traz vantagens que contribuem diretamente ao desenvolvimento da empresa, ela atua na redução dos custos e riscos, aumenta os lucros e torna o processo decisório mais adequado e acertado. Confira os tópicos abaixo para saber como os assessores beneficiam o negócio no campo prático.

Auxílio no momento da criação da empresa

Um dos momentos mais importantes da empresa é o da sua criação, sendo a contratação de uma assessoria contábil um fator determinante para o sucesso da organização.

Os profissionais deixam todo o processo mais rápido e ágil, garantindo segurança nas escolhas, já que conta com o auxílio de profissionais com amplo conhecimento na área, fazendo com que sua empresa poupe tempo e dinheiro. Algumas das orientações e atividades prestadas pela assessoria na abertura do negócio são:

  • escolha de natureza jurídica e objeto social que melhor se enquadra a atividade;
  • determinação do regime tributário mais adequado ao seu tipo de empreendimento;
  • elaboração do contrato social;
  • preparação da documentação necessária para legalizar o negócio;
  • obtenção dos alvarás e licenças exigidas pelo poder público;
  • realização dos registros obrigatórios.

Além de cumprir as exigências iniciais, os contadores auxiliam na elaboração de diversas ferramentas importantes para desenvolvê-lo saudavelmente, como planejamentos estratégicos e financeiros, plano de negócios, simulação de cenários, entre outras.

Elaboração do planejamento tributário

O planejamento tributário é um conjunto de estratégias que têm a finalidade de minimizar a carga tributária do negócio de forma plenamente legal.

Os especialistas estudam os incentivos ou benefícios fiscais que podem ser aproveitados pela sua empresa, e assim poderão verificar se o regime tributário está adequado, se o negócio está arcando com uma carga tributária acima do devido por erros de cálculos, entre diversas outras possibilidades de economizar nos impostos.

Adicionalmente, uma assessoria de qualidade garante a observância nas constantes mudanças da legislação, bem como correta utilização de alíquotas, elaboração e entrega de obrigações acessórias, o que evita a ocorrência de multas e juros para sua empresa.

Adequação dos registros contábeis

A assessoria também é responsável por efetuar corretamente os registros contábeis do negócio. Não é novidade que o cumprimento das obrigações acessórias — como preenchimento de guias, escrituração de livros, emissão de notas fiscais etc. — é complexo e essencial para as organizações se manterem regularizadas perante o poder público.

Isso torna essencial a contratação de um serviço de assessoria competente para evitar problemas em relação aos registros contábeis. Ressalta-se que essa atividade também fornece informações valiosas para a gestão do negócio, então não devem ser vistas como entrave para desenvolvimento institucional.

Por essa razão, além de fazer os lançamentos corretos, sua empresa terá tempestividade nas informações, ou seja, elas estarão atualizadas e poderão ser usadas para o processo decisório.

Adequação ao SPED

É importante saber que o Fisco vem se modernizando nos últimos anos implementando mecanismos de controle cada vez mais modernos e minuciosos, como é o caso do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que é um conjunto de módulos que tornam eletrônico o cumprimento de diversas obrigações.

Um bom serviço de contabilidade também está sempre atento às atualizações na área e vai atualizar os processos da empresa para cumprir as novas exigências de escrituração digitais.

Facilidade na tomada de decisão

O processo de tomada de decisão é outro ponto que fica bastante facilitado, visto que os profissionais capacitados da área poderão ajudar a compreender e interpretar as demonstrações contábeis e informações relativas à sua organização.

Por exemplo, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um documento que permite que você saiba de forma precisa quais foram as receitas das vendas, custos das vendas, despesas com tributos, deduções, abatimentos, entre outros dados importantes.

Quando você sabe analisar esse documento, saberá com precisão o que está prejudicando as finanças do negócio, bem como onde estão os maiores ganhos. Esse documento também pode ser apresentado para que investidores conheçam mais sobre o seu negócio e invistam nele.

Um serviço de assessoria contábil de qualidade formata os dados contábeis de acordo com as necessidades de sua empresa, suprindo diferentes carências por área ou conforme a preferência de cada gestor.

Prevenção de problemas financeiros

Uma das atividades prestadas pelos contadores é a projeção do fluxo de caixa, que pode impedir que a sua empresa passe por sufoco em momentos futuros. Esse é um instrumento de controle financeiro que projeta as entradas e saídas de capital em períodos futuros do negócio.

Graças a essa ferramenta, você saberá se conseguirá arcar ou não com seus compromissos futuros a partir do histórico da empresa nos últimos anos. Por exemplo, se você obteve um empréstimo para investir em um determinado projeto, os contadores indicarão se você terá condições de pagá-lo no prazo firmado ou se será preciso renegociar a dívida.

O fluxo de caixa também é um instrumento importante para que os investidores decidam ou não investir no seu negócio, já que eles terão conhecimento sobre a situação financeira em momentos futuros da empresa.

Melhoria da imagem da empresa

Quando você consegue realizar planejamentos melhores, tomar decisões mais vantajosas e evitar problemas financeiros ou legais, conseguirá aperfeiçoar a reputação da sua empresa perante fornecedores e parceiros. Eles terão mais segurança de que o seu negócio não entrará em falência ou será encerrado pelo governo, permitindo contratos mais duradouros e vantajosos.

Essa segurança também melhora a imagem perante instituições financeiras e bancárias, fazendo com que eles ofereçam empréstimos ou financiamentos maiores e taxas de juros menores.

Por fim, quando você se mantém regularizado perante a lei, terá uma relação melhor com o poder público e conseguirá participar de licitações, renegociação de dívidas, parcelamento dos impostos etc.

Foco no core-business

As obrigações contábeis e fiscais são bastante complexas. Se você deseja se manter regularizado, será preciso dedicar muito tempo e capital para aprender sobre o assunto e se manter constantemente atualizado. A complexidade dos processos e obrigações contábeis torna inviável que o gestor ou seus colaboradores exerçam todas as atividades relacionadas a essa alçada.

Entretanto, ao delegar todas essas atividades a um serviço de assessoria contábil, você e sua equipe terão mais tempo para se concentrar no core-business (atividade principal do negócio), que consistem em tarefas como:

  • gestão dos processos internos da empresa;
  • contratação e retenção de talentos;
  • aquisição, fidelização e atendimento ao cliente;
  • produção e venda de bens ou prestação de serviços;
  • negociação com parceiros e fornecedores;
  • entre outras.

Os assessores realizam suas atividades com profissionalismo e competência, o que permite que você gere o negócio sem se preocupar com a ocorrência de erros e problemas, maximizando a sua produtividade.

Percebe-se que a assessoria contábil é importante não somente para os empreendedores que estão pensando em montar um negócio, como também para empresas que desejam maximizar os resultados e crescimento da marca. No entanto, é crucial encontrar uma equipe treinada, modernizada e especializada para que consiga satisfazer as necessidades da sua organização.

Para receber serviços de assessoria contábil que garanta todos os benefícios listados, entre agora mesmo em contato com um dos profissionais da Progresso Contabilidade e saiba como podemos impulsionar o desenvolvimento da sua empresa.