cobrar clientes inadimplentes

6 melhores formas de cobrar clientes inadimplentes

Assim como o consumidor possui uma quantidade considerável de direitos garantidos pela lei, os empresários também possuem sua proteção jurídica. Portanto, não é preciso ficar receoso na hora de cobrar clientes inadimplentes.

Se existe um acordo criado entre ambos, e o consumidor não cumpriu a sua parte, a empresa está no seu direito de exigência. Até porque o atraso na entrada de capital financeiro esperado pode acarretar prejuízos consideráveis, ainda mais para pequenas e médias empresas.

O diferencial está na abordagem e no tratamento durante esse processo: a discrição e a cordialidade devem ser pontos constantes em toda a operação.

Para ajudar gestores e empresários que estão em situações semelhantes, veremos, a seguir, 6 dicas para realizar cobranças à clientes inadimplentes. Continue a leitura!

1. Não constranja os seus clientes

Essa pode parecer uma dica óbvia, porém, o constrangimento pode acontecer sem que uma das partes perceba. A verdade é que ninguém gosta de ser cobrado, e só o fato de ser abordado por essa razão pode causar um desconforto.

Então, sempre mantenha a cortesia e o respeito. Até porque o objetivo geral é que os clientes saldem as dívidas, mas continuem a consumir produtos da sua empresa ou marca.

2. Facilite as formas de pagamento

O objetivo é receber o pagamento. Se o cliente não consegue se dirigir ao local de pagamento, desenvolva estratégias para facilitar o recebimento do valor da dívida.

Uma dica muito importante nesse quesito é dar a possibilidade para emissão da fatura via e-mail, além de trabalhar com todas as modalidades possíveis de pagamento com cartão de crédito.

3. Certifique-se de que a sua equipe esteja devidamente orientada

É de vital importância o conhecimento sobre o Código de Segurança do Consumidor. O desconhecimento acerca do que é defendido por ele pode transformar a cobrança em uma possível ação na justiça por parte do cliente.

Treine sua equipe de vendas e cobranças, focando na gentileza e sutileza que precisam existir nesse tipo de abordagem.

4. Busque negociar sempre

A equipe precisa estar preparada para todos os casos na hora de cobrar clientes inadimplentes, até mesmo naquelas situações em que o boleto já venceu há muito tempo e o risco de a empresa não receber o dinheiro é muito grande.

É necessário ter o conhecimento para mediar acordos, sem precisar de ações judiciais para começar a receber o dinheiro, pois, além de demorado, os custos de um processo como esse podem não compensar.

5. Monte um cadastro de clientes

Essa é uma ação simples, porém bastante eficaz para não ser pego desprevenido por inadimplência de clientes. Construa um cadastro com todos os seus consumidores e enfatize a pontualidade nos pagamentos de cada um.

Dessa forma, você consegue identificar os bons pagadores e aqueles que repetidamente têm dificuldade para efetuar o pagamento nas datas preestabelecidas. Essa estratégia funciona também para premiar com promoções e descontos os clientes que quitam suas dívidas antecipadamente.

6. Utilize uma empresa de cobrança

Utilizar uma empresa traz algumas vantagens: ela possui grande estrutura tecnológica, equipe especializada e expertise. Além disso, consegue acompanhar facilmente todo o processo por meio de indicadores e relatórios.

Em termos de custos, você não precisa ficar preocupado com encargos trabalhistas, ações judiciais ou investir em equipamentos e softwares.

Cobrar clientes inadimplentes não é fácil, mas siga as nossas dicas e certamente vencerá esse desafio, aumentando o seu faturamento, retendo clientes e reduzindo custos.

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Contador e empresário há 27 anos no setor, tem como principal característica, a inovação e a transformação da prestação de serviços contábeis, com foco no resultado de seus clientes. Transformador, investe em infraestrutura, na valorização de sua equipe e no desenvolvimento de novas tecnologias, valorizando a mente, a gestão e os resultados de todos os envolvidos, equipe, clientes e fornecedores.

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